VASSOURAS
Vassouras criou um plano estratégico de ação para atuar em meio a pandemia que ao contrário de se encolher, se retrair ou ser empurrada pelos fatos fosse possível exercer protagonismo, dianteira e mantivesse o projeto de reposicionamento de Vassouras no cenário turístico nacional e internacional. Assim, ao contrário de arrefecer, aumentou o ritmo de trabalho, a quantidade de projetos e as frentes para promoção de Vassouras como um destino turístico plenamente visitável e satisfatório, quiçá um dia, um destino turístico de excelência.
Entre algumas ações nas diversas áreas, duas foram prioritariamente implementadas. Primeiro a melhoria da infraestrutura turística pública local. Sinalização, acesso, comunicação e estrutura de receptivo dos espaços públicos foram refeitos e incrementados no Mirante Imperial, no centro histórico da cidade (como a recuperação dos casarões e a revitalização da iluminação) e no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) que foi totalmente reformulado para melhorar a experiência do turista, do visitante e do turista que visitar Vassouras.
De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo Wanderson Farias, a ideia é que tão logo passe a pandemia, Vassouras esteja melhor preparada do que antes para receber os turistas. Segundo ele, Isso vai ser bom também para a população local que pode usufruir de toda a infraestrutura de lazer e entretenimento da cidade. “O Novo CAT como tem sido chamado pelos servidores e pela nossa secretaria é um lugar estratégico, que sempre tratamos com muito carinho. Tanto pela importância de receber bem quanto pela possibilidade de coletar dados e informações importantes para melhorar a experiência do turista por aqui. Então, assim como informamos os atrativos e os equipamentos turísticos constantes da nossa infraestrutura, coletamos informações sobre como estamos atendendo, o que eles querem visitar e o que podemos fazer para melhorar a experiência deles!” falou Wanderson.
O CAT funciona na Antiga Estação Ferroviária de Vassouras que também possui o Memorial do Trem. No espaço novo foi instalada uma TV para vídeos dos atrativos e das fazendas, um espaço para uma pequena mostra do artesanato local, café e cachaça, foram colocados novos móveis e criou-se também um espaço externo que vai oferecer degustação de café para o turistas. No inteiror da Estação acontece a feira do artesanato da cidade aos sábados e domingos a partir das 10 horas.