‘Inteligência Artificial: Desafios e oportunidades na educação e na empresa’ será tema de seminário na ETPC, em Volta Redonda

0

VOLTA REDONDA
A Escola Técnica Pandiá Calógeras (ETPC) completa 80 anos em 2024 e retoma a série de Seminários de Educação que conecta inovação com criatividade. Essa tradição aborda temas que colocam em pauta a necessidade de se repensar o processo de ensino-aprendizagem, a partir dos avanços tecnológicos contínuos. Entre alguns temas já abordados nos seminários passados estão Inovação e Criatividade para a compreensão do Futuro do Sistema de Ensino (2014); Experiências e Perspectivas na educação (2015); Gestão do conhecimento na Era Digital (2016); Impactos na Sociedade do Futuro (2017) e Protagonismo no Processo Educacional (2018).
A 6ª edição, que acontecerá em 28 de junho de 2024, conta com o tema Inteligência Artificial: Desafios e oportunidades na educação e na empresa, e reunirá especialistas que debaterão esse importante instrumento contemporâneo de melhoria de processos a partir de dois painéis: Transformação da Educação pela IA e Ética, na manhã e IA e a Revolução Industrial 4.0, Desafios e Futuro da IA na Indústria, no período da tarde. Joaquim Lopes, Diretor da ETPC, convida a todos para se juntarem no seminário que “marca um momento crucial na história da escola, completamos 80 anos e cada dia mais somos impulsionados pela tecnologia. É uma oportunidade única para professores, alunos, empresas e público no geral em discutir o papel da IA e na potencialidade e desafios que nos apresenta”.
TECNOLOGIA QUE TEM RECEBIDO CADA VEZ MAIS DESTAQUE
A Inteligência Artificial (IA) é uma tecnologia que tem recebido cada vez mais destaque nos últimos anos. Ela é capaz de realizar tarefas que antes só poderiam ser executadas por humanos, como reconhecimento de voz, análise de dados e tomada de decisões. A IA está revolucionando o mundo em que vivemos, e as possibilidades de seu uso são infinitas. Nesse contexto, André Leonardi, Gerente Geral da Fundação CSN, comenta sobre as mudanças produzidas na sociedade “vários pesquisadores da área têm apontado que o que estamos vivendo com a inteligência artificial é tão profundo quanto às mudanças produzidas pela máquina a vapor e pela eletricidade”.
Leonardi aponta a necessidade de entendermos as “mudanças que a IA já produz na educação e na indústria e compreendermos as alterações para os próximos anos a partir do olhar dos convidados desse seminário que são pesquisadores, profissionais ligados a start-ups e também inseridos nas indústrias”. O dia será recheado de aproximações do público com IA em diferentes campos e “entendermos criticamente quais são os benefícios, as dificuldades que pode gerar e dessa nova realidade que está posta a todos”, completa o Gerente Geral.
O público interessado pode adquirir o ingresso gratuitamente pela plataforma Sympla no link http://sympla.com/etpc, podendo participar do dia inteiro ou de apenas um período. O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas.

 

Deixe um Comentário