VASSOURAS
A prefeitura de Vassouras, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, lançará o primeiro projeto de vivência e experiência com o café, desde o plantio até a degustação. O secretário Wanderson Farias firmou uma parceria com Vassouras Café Escola, Chácara Modelo e Universidade de Vassouras para realizar a iniciativa nomeada como “Caminhos do Café”. As reservas para a rota estarão disponíveis na semana após o feriado de carnaval.
De acordo com o secretário, o projeto é mais um atrativo turístico para cidade. “É muito importante oferecer essa experiência especial para quem vem conhecer o Vale do Café!”, ressaltou.
A rota irá começar no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), localizado no Centro Histórico. Na sequência, os turistas serão recebidos na Chácara Modelo, onde o proprietário Osvaldo vai contar lendas e curiosidades sobre o grão enquanto conduz visita pela plantação de café. De volta ao centro da cidade, os visitantes terão uma experiência especial conduzida pela barista Rose no Café Escola, que fica ao lado da praça Barão de Campo Belo. Depois de conhecer os equipamentos e métodos usados pela barista, será a vez da degustação de café.
Segundo Wanderson, a ideia é ampliar o “Caminhos do Café” no futuro. “Estive reunido no Rio com a superintendente do Ministério da Agricultura, Stella Romano, e solicitei apoio para nosso setor de café. Com maior incentivo aos produtores locais, poderemos incluir outras propriedades na rota”, disse o secretário, que também revelou que Vassouras vai sediar um evento voltado para o café em março. “Será uma parceria com Sebrae e Mapa. O fórum vai reunir, empresários do ramo, representantes de cidades do Vale do Café e outras autoridades”, disse Wanderson.