Há tempos, usuários do Transporte Coletivo de Volta Redonda, residentes no bairro Eucaliptal, vêm se queixando do descumprimento de horários dos coletivos que fazem a linha Eucaliptal. No inicio da semana, depois de várias reclamações, dezenas de pessoas se reuniram para protestar e segundo os manifestantes, um dia depois do ato uma equipe da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU) realizou uma fiscalização nos ônibus.
Segundo os moradores usuários do Transporte Coletivo, a falta de pontualidade dos coletivos tem gerado muitas reclamações e já foi levada às autoridades através de ofícios, mas até então nenhuma providência foi tomada. Desta vez, de acordo com os usuários, por causa do manifesto a fiscalização foi feita. “Muitas vezes o povo desconhece o tamanho da sua força, mas quando ele entra em ação fica provado que não há nada mais forte que a união popular. Parabéns Eucaliptal. Mostrou sua força”, declarou uma moradora e representante da Associação de Moradores do bairro, presente no ato. Ela lembrou que a fiscalização ocorreu após vários ofícios enviados á prefeitura relatando as denúncias recebidas, principalmente em relação ao atraso do horário programado. “Fizemos algumas sugestões e esperamos que se cumpra o horário e pune através de multas se houver reincidência”, completou, lembrando que na maioria das vezes as pessoas ficam até 50 minutos no ponto aguardando o ônibus que não passa.
Os representantes da Associação de Moradores do Eucaliptal agradeceram a todos que fizeram a diferença no manifesto. “A todos que não puderam comparecer, mas divulgaram e tiveram familiares presentes. Nós da Associação estamos há um ano na luta e não tínhamos mais o que fazer. Sabemos dos transtornos causados e esperamos que todos os prejudicados entendam que para fazer omeletes precisamos quebrar os ovos”, declarou a representante dos moradores.
FISCALIZAÇÃO
Na terça-feira, no dia seguinte à manifestação dos moradores, fiscais da Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana realizaram uma fiscalização nos ônibus que fazem a linha do bairro Eucaliptal. Na ação, foi feita verificação de horário dos ônibus que atende à população do bairro.
De acordo com o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana Mauricio Batista, a ação teve o objetivo atender às demandas da população sobre o horário. “Estamos atendendo a um pedido da população que vem informando que os ônibus não estão cumprindo o horário estabelecido. Por isso realizamos essa fiscalização com uma equipe da STMU. A própria associação de moradores já está pedindo uma alteração nos horários”, informou.
Para a moradora do bairro Jéssica Pires, a fiscalização é necessária para o que não tenha atrasos. “Para nós que dependemos do transporte público essa fiscalização é muito importante. A maioria precisa cumprir horário e bater ponto no trabalho. E os ônibus precisam atender à população com pontualidade também”, destacou.
Ontem, os fiscais da STMU estiveram também na Avenida Dos Mineiros, no bairro Belmonte. O objetivo foi checar as várias reclamações dos moradores da localidade em relação ao atraso em horário e as más condições dos coletivos.