SUL FLUMINENSE
Em cerimônia realizada na terça-feira, no Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro, foram anunciados os repasses de recursos de emenda parlamentar da bancada federal para o custeio das unidades de saúde do Estado. Ao todo serão destinados R$ 55 milhões para o Hospital Geral de Nova Iguaçu (Hospital da Posse), na Baixada Fluminense, e 20 Unidades de Pronto Atendimento de todas as regiões do Rio. Dentre elas estão as UPAs de Angra dos Reis, Barra Mansa, Volta Redonda e Resende. Cada uma recebeu R$ 2 milhões.
O prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão (PMDB), esteve no evento e comemorou a destinação da emenda para a UPA Infantil Agda Maria.
Além do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) estavam no evento o presidente da Câmara Federal, o deputado Rodrigo Maia (DEM), os parlamentares da bancada federal do Rio, e o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Júnior. O recurso foi garantido pela emenda parlamentar da bancada federal e visa à manutenção de unidades da rede estadual. Fernando Jordão, então deputado federal, participou efetivamente da articulação junto ao Governo Federal no ano passado, para que foi aprovada a emenda parlamentar da bancada federal do Rio, para liberação de recursos para a saúde.
“Os prefeitos tinham me pedido uma pauta com a bancada federal para discutirmos o pacto federativo. Essa é uma luta minha desde quando comecei em Piraí. O recurso tem que ficar no município, onde ele é melhor utilizado, mas infelizmente a gente só vê o inverso. Quero agradecer toda a bancada federal por essa virada que o Estado do Rio vai dar. Não é fácil enfrentar o que enfrentamos, mas tenho certeza que vamos conseguir. Ter foco, ter ajuda, ter solidariedade que é o ato que estamos celebrando hoje aqui”, disse o governador Pezão.
No encontro, também foi discutido o tema “Municípios Fluminenses na luta pela aprovação da pauta municipalista na Câmara dos Deputados”. Uma mobilização dos municípios, como uma rede de interlocução e articulação políticas de fortalecimento à pauta dos prefeitos, na ajuda a projetos de interesse dos municípios.