ITATIAIA
A Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) do Parque Estadual da Serra da Concórdia flagrou, recentemente, uma construção irregular dentro de uma Área de Preservação Permanente (APP) em Penedo. A ação, divulgada no início desta semana, ocorreu após denúncia recebida pelo Linha Verde, serviço do Disque Denúncia voltado para crimes ambientais.
A equipe da 2ª UPAm se deslocou até um hotel localizado na Rua do Lago, endereço citado na denúncia, onde constatou a construção de um muro às margens de um curso hídrico. Questionado sobre as licenças ambientais necessárias, o gerente do estabelecimento afirmou não possuir autorização. Diante da situação, os policiais conduziram o responsável à 99ª Delegacia de Polícia (DP), onde o caso foi registrado com base no artigo 64 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98) e no Código Florestal.
O Linha Verde reforça a importância da participação da população no combate às irregularidades ambientais. Denúncias podem ser feitas 24 horas por dia, sete dias por semana, pelos telefones (21) 2253-1177 ou 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado, ferramenta que garante sigilo ao denunciante. As queixas também podem ser registradas pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ”, pelo site do Disque Denúncia ou pela página oficial do Linha Verde no Facebook.