VOLTA REDONDA
O aluno do programa de Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente, Sandro Ribeiro, colocou em prática o seu projeto ‘Flipped classroom: aprendizagem para além da sala de aula com o Edmodo’, que utiliza metodologias ativas nas aulas. Criado em 2008, nos Estados Unidos, o Edmodo é uma rede global de educação que conecta alunos e professores através de um aplicativo. Nele os professores disponibilizam os conteúdos para que os alunos já cheguem à sala de aula sabendo o que vai ser estudado.
Sandro já trabalha com formação de professores há alguns anos e contou que a principal diferença está no papel do professor e do estudante. “Com a sala de aula invertida, o estudante tem a oportunidade de participar da construção do seu conhecimento, porque as informações que ele já possui são mais aproveitadas, uma vez que eles recebem o conteúdo de forma antecipada e podem interagir durante a aula”, explicou o mestrando que é orientado pelo professor Marcelo Paraíso Alves.
O tempo de aula também foi otimizado e é melhor aproveitado. “O professor pode mediar a aprendizagem além de aprofundar o conteúdo. Outra diferença é que os estudantes tiram dúvidas na aula presencial com a intervenção direta do docente”, apontou o professor do curso de Educação Física, Cássio Martins.
Utilizando a plataforma Edmodo
Os principais ganhos são o desenvolvimento da autonomia dos estudantes, segundo Sandro. “Depois da segunda atividade online essas dificuldades praticamente se dissiparam e os estudantes sentiram-se mais tranquilos em expor suas opiniões acerca das provocações do professor”, concluiu o mestrando, Sandro Ribeiro, que defenderá sua dissertação em setembro.