PORTO REAL/SUL FLUMINENSE
Luta pela causa LGBT, defesa dos idosos e dos animais. Essas serão alguns dos pontos de ação de Vagner Tueler, pré-candidato a deputado estadual pelo Avante, caso consiga se eleger. De Porto Real, procurou o A VOZ DA CIDADE para informar que já percorreu na pré-campanha 61 cidades. “O deputado estadual é de todo o estado, como o nome já diz. O que abraça apenas sua região, só beneficia uma parte do estado e o parlamentar precisa conhecer e estar em todos os municípios”, disse.
Em Porto Real, Vagner contou que já foi presidente do Conselho da Criança e do Adolescente, do Conselho de Assistência Social, delegado da cidade na Conferência Estadual LGBT de 2010 e presidente da Associação de Moradores do Jardim das Acácias de 2009 a 2010. Na associação citou algumas conquistas junto à prefeitura, como a melhoria da limpeza do bairro que passou a ser semanal. “Realizamos inúmeras festas, conseguimos a ampliação da Escola Municipal Cruz e Souza, com a guarita para vigia, conseguimos a retomada das obras de 36 casas do Padem no alto do Jardim das Acácias e ainda a colocação de 36 palmeiras imperiais em toda a Avenida B do bairro”, lembrou, completando ainda que conseguiu a manutenção e troca da rede coletora de esgoto de água pluvial – entre a Avenida B e a esquina com a Rua Amazonas.
Vagner Tueler mencionou a constante falta de água que existia e a demora no envio do carro pipa. Ambos os problemas foram resolvidos com a duplicação da rede adutora de caixa d’água que fica no Jardim das Acácias, responsável por abastecer outros quatro bairros.
A respeito de sua pré-candidatura, destacou que é visível na região a falta de representatividade na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Sobre suas metas de atenção, caso seja eleito, disse que o idoso é muito esquecido não apenas em Porto Real, mas em toda a região. Pretende, caso seja vitorioso, modificar a lei que permite idosos a partir de 65 anos viajarem gratuitamente em ônibus intermunicipais para 60 anos, como já acontece nos interestaduais. Além disso, quer lutar pela liberação imediata de medicamentos e atendimentos para a terceira idade e criar quatro polos no estado de plantão de emergência de 24 horas com especialidade específica para os idosos, que são os geriatras. Um dos polos seria no Sul Fluminense e os demais na capital, Região Metropolitana e dos Lagos.
Uma espécie de cotas para o emprego destinado a LGBT’s, principalmente os transgêneros, será outra luta do pré-candidato na Alerj. Segundo ele, a meta é que 20% das vagas nas empresas seja para esse público, assim como determinar 10% para eles em programas habitacionais, como Minha Casa, Minha Vida.
Para os animais, Vagner Tueler pensou em criar leis mais severas para quem maltrata animais e também definir uma ajuda dos estados aos municípios para possibilidade de arcar durante um tempo com animais maltratados até a doação.
O pré-candidato foi convidado a entrar para o Avante a convite do presidente estadual Vinícius Cordeiro.
EMENDA PARA QUATIS
Segundo Vagner Tueler, através de um contato com o vereador de Quatis, Fernando Maninho (PTdoB), conseguiu uma reunião com a deputada federal Laura Carneiro (DEM). O resultado foi uma destinação de R$ 300 mil para a saúde, que depois teve outro desdobramento de nova emenda de R$ 190 mil.