Região das Agulhas Negras poderá ser contemplada com unidades habitacionais

0

AGULHAS NEGRAS

O secretário de Estado de Infraestrutura e Obras (SEINFRA), Bruno Kazuhiro visitou na sexta-feira, dia 24, a região das Agulhas Negras. Acompanhado do assessor especial da SEINFRA, Adilson Faria, ele esteve em Itatiaia, Resende e Porto Real para verificar a possibilidade de construção de unidades habitacionais dentro do programa “De Casa Nova” implementado pelo Governo do Estado. Além das unidades habitacionais, os municípios poderão receber obras de infraestrutura.
A agenda da visita começou por Itatiaia. No período da manhã, Kazuhiro foi recebido pelo secretário de Habitação e Regularização Fundiária, João Alberto Avellar. Durante o encontro, Avellar contou ao atualmente o município tem uma demanda de 773 imóveis destinados a famílias que ganham até um salário mínimo. “Essas famílias estão cadastradas aqui na prefeitura de acordo com um levantamento feito nos anos de 2.018 e 2.019. Essas pessoas não tem como pagar aluguel. A maioria recebe o aluguel social e outras moram em locais de risco”, contou João Alberto, destacando que para suprir esta necessidade, o prefeito Eduardo Guedes, o Dudu, já disponibilizou duas áreas para a construção de unidades habitacionais. “O prefeito Dudu tem uma preocupação com a construção de moradias em Itatiaia. Há muito tempo ele vem buscando recursos juntos aos órgãos estaduais e federais visando à criação de unidades habitacionais. Após um estudo identificamos duas áreas: uma no Nova Conquista com 12.800 m² e a outra na Vila Maia com 49 mil m². Hoje estamos mostrando os locais para o secretário Bruno que de pronto ao saber de nossa demanda se prontificou a visitar os locais”, explicou o secretário de Habitação do município.

João Alberto ainda disse que apresentou ao secretário de Infraestrutura e Obras projetos para infraestrutura no município. Entre eles, propostas de saneamento básico para alguns bairros, como por exemplo, o Nova Conquista. “Tem obras de saneamento básico que precisam ser feitas em áreas mais carentes. Por exemplo, no Nova Conquista precisamos de obras de rede de esgoto e águas pluviais, além de asfaltamento das ruas internas do bairro. Parte desta obras o município já esta fazendo, agora estamos buscando mais parcerias com o Governo do Estado para realizar mais obras”, informou.

Secretário de Estado de Infraestrutura e Obras, Bruno Kazuhiro parabenizou o prefeito Eduardo Guedes pela projeto estar adiantado-Cyntia Freitas

Kazuhiro também esteve no gabinete do prefeito Eduardo Guedes.  Além de falar sobre a possibilidade de construção das casas populares, Guedes também levantou a possibilidade de que o Colégio Ottorino Zanon retome a oferta de atividades do curso de técnico de Agricultura. “De acordo com estudos e análises da vocação regional, desenvolvido pela secretaria de Habitação, a formação traria impactos positivos para a preservação ambiental e economia local”, disse o chefe do Executivo.

O secretário de Infraestrutura e Obras falou sobre o programa habitacional. “Temos o programa ‘De Casa Nova’ que o governador Wilson Witzel quer implementar em todo o Estado. É um grande programa habitacional que prevê a construção de 8.000 imóveis em todo o Estado. Eu como secretário de Infrasestrutura e Obras há dois meses e neste tempo passamos a ser responsável pela Companhia Estadual de Habitação do Rio de Janeiro (CEHAB-RJ) e o Fundo Nacional de Habitação que financia as iniciativas habitacionais. Esse programa é ambiocioso e temos vontade de atender a região das Agulhas Negras também”, disse Bruno que comentando estar surpreso ao saber que o processo de áreas em Itatiaia já está adiantado. “Parabenizo a prefeitura que está com o dever de casa feito. Em relação a outras regiões do Estado, estamos fazendo mapeamento de áreas que podem receber conjuntos habitacionais e casa populares. No caso de Itatiaia tenho plantas que mostram duas áreas que já estão selecionadas e o processo já está bem adiantado porque já foi feito a sondagem, a análise de topografia e a área está regularizada até com Registro Geral de Imóveis (RGI). Fico até grato por já ter recebido o projeto já adiantado. Posso dizer que em Itatiaia encontramos os primeiros passos já dados para que possa ser implementado o Programa ‘De Casa Nova’ ”, comentou.

OITENTA MORADIAS EM RESENDE

Em rápida passagem por Resende, Kazuhiro e Adilson se encontraram com o prefeito Diogo Balieiro Diniz (Democratas) que informou que um processo licitatório para a construção de 80 casas, na Baixada da Olaria, foi aberto pelo Governo do Estado.

As tratativas vêm acontecendo há algum tempo, mas foi quando o secretário de Obras e Infraestrutura do Estado Bruno Kazuhiro (que é do DEM, mesmo partido do Prefeito Diogo Balieiro) assumiu a pasta, que esse processo começou a virar realidade.

“Serão 80 novas moradias para abrigar famílias na Baixada da Olaria, a partir do novo programa estadual habitacional de baixa renda ‘De Casa Nova’. O sonho começou a se concretizar com esta nova gestão na pasta do Estado, lembrando que os esforços atendem a reivindicações antigas. Há necessidade da construção destas casas populares no município, pois é um direito social e devemos torná-lo mais acessível aos resendenses. Todos têm direito a um lar. Além de viabilizar condições de vida dignas a 80 famílias com as novas oportunidades de moradia, o programa gera novos empregos no setor da construção civil, alavancando a economia regional”, reforçou o prefeito Diogo.

CONSTRUÇÃO DE 63 UNIDADES HABITACIONAIS EM PORTO REAL

Dando prosseguimento ao Programa De Casa Nova, que visa a construção de 63 novas unidades habitacionais em Porto Real, o prefeito Ailton Marques (PDT) recebeu no Palácio Municipal 5 de Novembro, o secretário Bruno Kazuhiro. “Mais uma vez contamos com o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, a fim de que o município de Porto Real seja contemplado com um programa habitacional. Essa iniciativa acontece por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras, com contrapartida municipal. O direito à moradia é garantido através da Constituição Federal. Estamos empenhados em unir os esforços necessários a fim de buscar amenizar gradativamente o problema habitacional em nossa cidade”, comentou o prefeito.

prefeito de Porto Real Ailton Marques também recebeu a visita do secretário de Estado Bruno Kazuhiro -Dorinha Lopes/PMPR

“O governador Wilson Witzel determinou que buscássemos terrenos onde fossem possível construir conjuntos habitacionais e casas populares. Outro fator importante é prosseguir também com o andamento, o mais rápido possível, do que está sendo tratado pelo Governo do Estado, no que diz respeito à habitação, como por exemplo, as unidades habitacionais como o que Companhia Estadual de Habitação do Rio de Janeiro (CEHAB-RJ) irá construir em Porto Real. Falamos também sobre a possibilidade de mapear outros terrenos onde ao longo dos próximos anos possam ser construídas novas unidades habitacionais, através do Programa ‘De Casa Nova’, idealizado pelo governador Witzel, que tem como objetivo reduzir o déficit habitacional do nosso estado”, disse o secretário de Estado de Infraestrutura e Obras, Bruno Kazuhiro.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !