PORTO REAL
O candidato a prefeito de Porto Real pelo progressista (PP), Valcir da Silva, falou que um dos principais objetivos que tem para o município é diminuir o desemprego. Segundo ele, a política da cidade sempre girou em torno de duas famílias, que limitaram os munícipes. Para mudar a realidade, o candidato diz que pretende oferecer capacitação, concursos públicos, além de criar meios para que o dinheiro gire dentro de Porto Real.
Nessa quinta-feira, 5, dia em que o município completou 25 anos, Valcir da Silva esteve na parte da manhã em campanha no Centro, já na parte da tarde esteve no Freitas Soares, realizando uma caminhada com eleitoras mulheres. A agenda do candidato foi finalizada a noite participando da Live da Voz – Eleições 2020. De acordo com ele, o movimento serve para incentivar as mulheres a participarem da política. “Esse é um movimento das mulheres na política, as chamamos para participarem desse meio, porque geralmente a participação feminina é bem menor e nós queremos mostrar que é importante elas participarem, para não deixarem que outras pessoas façam escolhas por elas”, destacou, informando que esse tipo de movimento estava sendo feito pela primeira vez.
“Porto Real completa 25 anos neste dia 5 e desde então a cidade é governada sempre por duas famílias. Agora temos a chance de nos libertarmos disso, desses coronéis. São quatro candidatos, dois desse grupo familiar e dois que não fazem parte disso. É uma grande oportunidade de fazer diferente do que vem sendo feito”, afirmou, acrescentando que sua intenção é cuidar da população. Valcir lembrou que Porto Real é uma cidade rica e a população é pobre, passa necessidade.
De acordo com Valcir, são aproximadamente quatro mil desempregados em Porto Real. “Para mudar essa situação, visamos algumas ações, como o menor aprendiz dentro das repartições públicas, fazer também o jovem aprendiz, com foco no primeiro emprego. Investir em concursos públicos, criando um por ano. Mas para esse concurso público queremos estruturar as pessoas para que elas possam passar”, informou. Ele também citou a importância de fazer com que o dinheiro fique na própria cidade. Para isso, ele pretende agir em diversas frentes, fomentando áreas. Um exemplo seria na merenda escolar que hoje é comprada fora. Ele tem a intenção de usar as pessoas do município para produzir a merenda e assim gerar emprego. Quer também fazer isso na fabricação de uniformes para empresas.
Na educação, o candidato a prefeito cita que investirá em diversas frentes, mas menciona criação de laboratórios de informática para as crianças. “Hoje a situação é precária, não temos laboratório de informática, salas são lotadas, professores com dificuldades com os alunos. Vamos mudar isso. Temos que ter amor, carinho vontade e não desviar o dinheiro. É possível mudar a situação com a verba que temos e recebemos”, disse.
Em prol das MULHERES
Valcir disse que irá trabalhar também em prol das mulheres que sofrem violência domestica. Ele afirmou que para ele esse é um assunto delicado, uma vez que sua mãe passou por essa situação. “Algumas têm medo de denunciar por sentirem vergonhas, outras denunciam e voltam a viver a mesma situação por falta de oportunidade. No meu governo eu quero dar possibilidades e maior assistência para essa mulher”, garantiu.
Valcir citou que foi procurado por muitas mulheres que reclamam da falta de assistência com as crianças autistas. Segundo ele, em Porto Real são mais de 130 autistas, e a família não recebe estrutura quase nenhuma, mesmo com alguma verba mensal, não há preparo para ajudar essas pessoas a cuidarem dessas crianças.