BARRA MANSA
O professor de biologia Thiago Valério (PDT) deixou as salas de aula para ingressar na vida política. Ele foi presidente da associação de moradores do bairro Vista Alegre por dois mandatos e, em 2016, foi eleito vereador de Barra Mansa. Agora, em 2024, Thiago concorre pela segunda vez consecutiva ao cargo de prefeito da cidade, tendo o Dr. Maurício Amaral como candidato a vice-prefeito.
Durante uma ação de campanha realizada no Centro de Barra Mansa, ao lado do ex-deputado federal Marcelo Freixo, atual presidente da Embratur, e de Dr. Maurício, o candidato destacou a urgência de mudanças significativas para o município. Thiago reforçou seu compromisso com a melhoria das condições de vida da cidade. “O que me motiva é toda essa galera que quer mudança para a cidade, que vem mostrar que Barra Mansa tem jeito. Chega, basta”, afirmou, referindo-se ao desgaste enfrentado pelos moradores com problemas crônicos, como a violência, a precariedade na saúde e o transporte público que não atende à necessidade da população. Thiago trouxe ainda dados que considera alarmante, como o aumento de 79 mortes por arma de fogo em 2023, o que representa o dobro da média regional.
Entre as suas principais propostas, Thiago Valério colocou a saúde como prioridade, enfatizando a necessidade de um hospital municipal próprio para Barra Mansa. O candidato também propõe a ampliação da Santa Casa e o aprimoramento do atendimento emergencial na cidade, inclusive com a reabertura da UPA da Região Leste, que ele quer ver funcionando 24 horas por dia. “É inadmissível que nossos moradores precisem se deslocar para outras cidades para ter acesso a um atendimento digno”, criticou Valério.
Na área da educação, Thiago destacou que é fundamental manter os jovens de Barra Mansa na cidade, com oportunidades de formação. A proposta do candidato é ambiciosa: ele quer trazer para o município um Instituto Federal e uma Universidade Federal. “Nós vamos trazer esses investimentos para cá, para que você possa manter seu filho em Barra Mansa, para que você possa se formar em Barra Mansa”, explicou, lembrando que a saída dos jovens para estudar em outras cidades acaba enfraquecendo a economia local.
Ao ser questionado sobre como pretende transformar a gestão pública, Thiago reforçou seu compromisso com um atendimento mais humanizado e acessível à população. Segundo ele, um dos principais problemas da atual gestão é a falta de diálogo com os moradores. “Você vai ter um prefeito que vai poder olhar no olho e falar dos seus problemas. E nós vamos resolver”, prometeu, indicando que, se eleito, sua administração será marcada pela proximidade com os cidadãos e pelo compromisso com a resolução de problemas do município.
Além da saúde e da educação, Thiago listou o transporte público para suas metas, que ele considera ineficiente e uma das maiores reclamações dos moradores, além da geração de emprego, com propostas voltadas para atrair novos investimentos.
SAÚDE COMO PRIORIDADE
Sobre a escolha de seu vice, Thiago explicou que a entrada do médico Dr. Maurício na chapa foi estratégica, refletindo a preocupação com a área da saúde. “A vinda do doutor representa a nossa prioridade com a saúde de Barra Mansa”, destacou, afirmando que o médico deixou a sua zona de conforto por acreditar no potencial de transformação da cidade. Segundo Dr. Maurício, ele aceitou integrar a chapa de Thiago motivado pelo desejo de transformar a cidade. “Meus filhos não querem mais morar em Barra Mansa. Para onde eles querem ir, não importa. O que me preocupa como pai, como alguém que zela pela família, é transformar Barra Mansa em uma cidade onde meus filhos, nossos filhos, queiram ficar”, explicou, destacando a necessidade de Barra Mansa colher novos frutos na educação, saúde e segurança.
APOIO DE PESO
A campanha conta com o apoio de uma importante liderança política para Thiago, o ex-deputado federal Marcelo Freixo do Partido dos Trabalhadores. Freixo destacou que sua adesão à campanha de Valério está ligada à luta por justiça social e melhorias no município. “O Thiago e o Dr. Maurício representam a união de duas áreas fundamentais: educação e saúde. É tudo o que Barra Mansa precisa”, defendeu.