VOLTA REDONDA
O candidato a prefeito de Volta Redonda pelo Cidadania, Evandro Glória, destacou que vem fazendo um diálogo olho no olho com os eleitores, levando um discurso de reflexão da atual política existente na cidade. De acordo com ele, qualquer pessoa que assumir o Executivo terá grandes desafios nos primeiros dois anos, não apenas pelos impactos econômicos que a cidade sofre, mas por causa da falta de organização e gerencia que sofrem os setores públicos. A área da educação foi citada pelo candidato como uma das que necessitarão de grande atenção. Evandro conversou com eleitores no bairro Aterrado nessa quarta-feira. A noite participou da Live da Voz – Eleições 2020.
Segundo Evandro, na última terça-feira, dia 20, ele se reuniu com quatro diretores de escolas municipais, que passaram para ele alguns dos problemas enfrentados. “Volta Redonda tem hoje cerca de 100 unidades e cada uma recebe uma renda de R$ 3,7 mil por semestre, para fazer a manutenção e conservação da escola. Esse dinheiro é para equipamentos, como os computadores, ar condicionado, caneta piloto, o quadro branco, entre outras coisas”, detalhou o candidato, afirmando que os diretores relataram terem que escolher qual equipamento é mais importante para arrumar, pois não tem como fazer tudo.
“A estrutura dos colégios é boa, mas não é apenas isso que é o necessário. Ano que vem a cidade não terá condição de retomar as aulas tão facilmente. Foram demitidos 400 profissionais da área de limpeza e muitos da merenda, que eram funcionários terceirizados”, alertou, acrescentando que veio uma grande verba para educação no último semestre que não foi repassada para a área. “O dinheiro foi investido em outros setores e isso é uma total falta de responsabilidade. A intenção dos profissionais da área era reestruturar o que era necessário na unidade, uma vez que os custos diminuíram com os colégios fechados. Mas isso não aconteceu”, lamentou.
Para o Glória, a saúde e a cultura andam na mesma linha de abandono. “Caso eleito, vou trabalhar em um governo de reestruturação, não só na educação, mas em todos os setores. Isso tem que começar pela prefeitura, tanto no administrativo, quando no financeiro”, afirmou o candidato, que também é contador, destacando que Volta Redonda merece um atendimento melhor. “Uma cidade com uma geografia boa, com mau gerenciamento”, disse.
Campanha dinâmica
Evandro Glória disse que sua campanha tem sido feita de forma dinâmica e que até o momento já esteve em aproximadamente 30 bairros do município. “Tenho discutido com a comunidade o sistema político que vivemos hoje em dia. Esse ‘toma lá da cá’ com Executivo e Parlamento é algo que tem que acabar e eu tento conscientizar o cidadão para ele participar da política”, disse, afirmando que as pessoas estão desacreditadas e muitos se mostram resistentes a qualquer argumentação. “Os mais abertos são os jovens e isso é muito bom de ver, pois eles são o futuro”, falou.
“Se eu for governar, eu terei muitas dificuldades, porque não vou participar desse sistema e vou precisar muito do apoio do cidadão. Contarei também com o apoio das instituições e conselhos municipais”, disse, finalizando que, será necessária uma boa administração para ajudar a cidade a sair dessa crise.