BARRA MANSA
O prefeito Rodrigo Drable assinou a ordem de início para última etapa das obras do pátio de manobras. O documento foi oficializado durante uma reunião com o diretor e os técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) do Rio de Janeiro na noite de quinta-feira, dia 6. Nesta sexta-feira pela manhã já estava sendo realizada uma mobilização para o início das obras da última fase, que começam na segunda-feira, dia 10. A previsão é que tudo seja concluído até dezembro de 2024.
A empresa vencedora para realizar a readequação ferroviária apresentou o menor preço, de R$ 44.253 milhões, no processo licitatório da terceira e última etapa das obras. A responsabilidade do pátio de manobras é do Dnit e o prazo de vigência do contrato é de 33 meses com a execução de 27, a partir da ordem de serviço.
O secretário de Planejamento Urbano de Barra Mansa, Eros dos Santos, explica que durante essa fase será realizada a conclusão do viaduto na altura da Saint Gobain; finalização de toda parte de arruamento; preparação e entrega dos novos estacionamentos, atrás da antiga estação, no Centro da cidade; novas calçadas com acessibilidade para mobilidade urbana e as duas novas avenidas.
“A primeira avenida vem do viaduto da altura da Saint Gobain, segue pela Eduardo Junqueira, passa em frente à Alameda Glasiú, no Parque Centenário, e na frente da prefeitura. Faz o ‘S’ nos galpões, passando no Parque da Cidade e parando no mercado Bem Comer, em Saudade. A outra avenida começa na Praça da Liberdade Dante Santos da Fonseca, conhecida ‘Praça dos Caquinhos’, passa atrás da antiga estação, seguindo até o viaduto da prefeitura e terminando um pouco antes do Parque da Cidade”, relatou o secretário, acrescentando que também serão realizados serviços de paisagismo, onde serão plantadas palmeiras imperiais em alguns pontos da cidade, além de toda parte de iluminação pública.
Na manhã desta sexta-feira, dia 7, o prefeito Rodrigo Drable percorreu todo o trecho onde estão sendo realizadas as obras junto com o secretário de Ordem Pública, Daniel Abreu, o secretário de Planejamento Urbano, Eros dos Santos, o secretário de governo, Luiz Furlani e os represtantes do Dnit. Ao A VOZ DA CIDADE o prefeito falou sobre a importância da realização da readequação ferroviária. “Esse é um novo modelo de mobilidade urbana em Barra Mansa, em que muito além da área do pátio de manobras nós teremos reflexos positivos por toda cidade, por exemplo, com o fim do estacionamento na Avenida Joaquim Leite que será deslocado para beira da linha. Sem dúvida nenhuma é mais mobilidade, uma dinâmica diferente para cidade e o barra-mansense ganhando tempo e favorecendo o comércio do município”, falou.
O secretário Especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais, André Ceciliano, publicou um vídeo nas redes sociais falando sobre a iniciativa. “Estou mandando esse vídeo para parabenizar o prefeito Rodrigo Drable e lembrar essa luta do presidente Lula que é a última fase da readequação da ferrovia, em Barra Mansa. Estou sabendo que você (Rodrigo) se reuniu com os técnicos para que possamos dar início a essa obra que vai transformar a cidade, Parabéns”, comemorou.