VOLTA REDONDA
Foi realizada nesta sexta-feira, 9, uma reunião entre o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, o diretor executivo da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Márcio Lins, e a coordenador cultural da Fundação CSN, Letícia Costa da Silva. Eles trataram de dois temas diferentes: a expansão da cadeia do aço e novos investimentos culturais no interior. O encontro aconteceu na CSN, em Volta Redonda.
Tutuca é deputado estadual licenciado. Ele é autor da Lei 8.960/20, conhecida como Lei do Aço, em vigor desde janeiro de 2024, que criou um regime tributário especial para estimular a instalação de empresas do setor metalmecânico. “A Lei do Aço já tem gerado frutos concretos com novos investimentos e geração de emprego e renda aqui no Sul-Fluminense. E os números comprovam o avanço do setor no estado. Somente no mês de março, o Rio de Janeiro produziu 829 mil toneladas de aço. No acumulado do ano, de janeiro a março, foram 2,4 milhões de toneladas, alta de 11,3% em relação ao mesmo período do ano passado, representando 29% da produção nacional”, disse Tutuca.
Também participaram da reunião os prefeitos de Pinheiral, Luciano Muniz, e a de Barra do Piraí, Katia Miki, além dos dos assessores especiais da Setur-RJ, Fernando Costa e Wanderson Farias; do secretário de planejamento de Pinheiral, vereador Mário Arthur, e do presidente da Câmara de Vereadores de Barra do Piraí, Rafael Couto.
PROJETOS CULTURAIS
Na reunião, os presentes ainda trataram sobre outro ponto: o apoio da Fundação CSN a projetos culturais em parceria com o Governo do Estado. A proposta visa impulsionar ações que unam patrimônio histórico, economia criativa e inclusão social, com destaque para os municípios do Vale do Café. “Nosso objetivo agora é ampliar esse impacto da cadeia do aço, conectando a indústria à cultura e ao turismo regional. As parcerias com empresas como a CSN fortalecem nossa capacidade de transformar vocações locais em desenvolvimento sustentável para a população”, explicou Tutuca.
Novos encontros devem ser realizados nas próximas semanas, visando a formatação de projetos integrados de desenvolvimento regional, a serem implementados ainda em 2025.