BARRA MANSA
A manhã desta segunda-feira, dia 29, foi de intenso movimento na Rodoviária Comendador Geraldo Ozório, em Barra Mansa, onde turistas fizeram filas nos guichês para garantir passagens para cidades do litoral como Angra dos Reis, Mangaratiba, Rio de Janeiro e Itaguaí. Além dos que ainda estavam comprando os bilhetes, muitos também já estavam embarcando rumo a esses destinos para aproveitar os últimos dias de 2025 e a virada de ano. Para atender a demanda, as empresas responsáveis pelas viagens aumentaram em quase 60% a frota com horários extras que devem permanecer até o dia 31.
De acordo com a funcionária da empresa que faz o transporte para Angra dos Reis, Lúcia Helena da Silva, desde o final de semana a procura por passagens com destino à Costa Verde já era grande, sendo o bairro Parque Mambucaba (Perequê) o destino mais procurado. Segundo ela, vários horários extras, cerca 60% a mais do que o normal e muitos deles já estavam esgotados, desde o período da manhã até a noite.
“A fila está grande porque tem muita gente antecipando as compras das passagens como forma de garantia, mas, que
na verdade, só vai viajar dia 30 ou 31. Os horários estão todos cheios, saindo completo e os extras estão e serão disponibilizados nos próximos dias de acordo com a demanda. Ainda tem muita gente trabalhando, então acredito que essa procura ainda vai aumentar, até porque tem aqueles que deixam ou decidem ir somente na última hora”, ressaltou a funcionária.
Já o responsável por outra empresa de transporte, Michel das Graças, que faz os trajetos para a cidade do Rio de Janeiro, Barra da Tijuca, Campo Grande e Itaguaí, também afirmou que foi preciso disponibilizar horários extras nos últimos dias e que a procura por esses locais cresceu significativamente.
“Já vendemos bastante passagens nesta manhã e a empresa está abrindo carros extras, que devem chegar a 50% a mais do que um período normal. Provavelmente a demanda vai aumentar a partir desta terça-feira, dia 30, e de acordo com a procura vão surgindo outros extras. Um detalhe é que muita gente está se prevenindo e comprando a ida e a também a volta, como forma de garantir um retorno tranquilo”, observa Michel.
Passeio garantido
O gestor de Recursos Humanos, Felipe Alexandre Dias, de 33 anos, enfrentou a filha no guichê, na manhã desta segunda-feira, para garantir a passagem dele e de mais três amigos que vão passar o réveillon no Rio de Janeiro. Eles só embarcam na tarde desta terça-feira, mas optaram em comprar com antecedência os bilhetes de ida e da volta.
“Como eu trabalho aqui perto da rodoviária me dispus a vir comprar as passagens. Achei que estaria mais vazio, mas parece que todo mundo está mesmo querendo uma praia para passar a virada do ano. Eu sempre vou pro Rio no Ano Novo e Carnaval e a cada ano observo mais pessoas da região também indo para aproveitar as festividades que a cidade maravilhosa oferece nessas épocas do ano”, pontuou.
Já a diarista Lázara da Silva, de 42 anos, estava na companhia dos filhos adolescentes, de 13 anos e 16 anos, indo para o Parque Mambucaba, onde se encontraria com alguns familiares que já estão no local desde o feriado do Natal. Para não correr o risco de ficar sem as passagens, ela disse que aproveitou para comprar no último sábado.
“Quando eu saí do meu trabalho eu passei aqui e já garanti as nossas passagens e, agora, é só entrar no ônibus e aproveitar o passeio. A gente espera o ano inteiro essa oportunidade de ir para a praia e tá todo mundo ansioso pra chegar logo”, disse.
.



