AGULHAS NEGRAS
Os municípios de Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis, que compõem a região das Agulhas Negras, já estão preparados para o Dia D de Vacinação contra o Sarampo, que acontece neste sábado, dia 01. O objetivo da campanha é o de garantir maior amplitude de imunização.
O sarampo é uma doença infecciosa. A transmissão do vírus acontece quando uma pessoa doente tosse, fala ou espirra perto de outras pessoas. A única forma de prevenção é pela vacina. Os principais sintomas do sarampo são: febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos e nariz escorrendo. Além de mal-estar intenso e manchas vermelhas pelo corpo.
Vale destacar que o governo do Estado do Rio de Janeiro decidiu ampliar a faixa etária da campanha, para a contenção do avanço da doença. O público-alvo a partir de agora é pessoas de seis meses a 59 anos de idade.
Em Resende, todas as unidades de saúde estarão abertas no período de 8 às 17 horas. Para ser imunizado contra o sarampo, basta ir ao posto de saúde mais próximo neste Dia D, com a caderneta de vacinação e o cartão do SUS em mãos.
Segundo o secretário de Saúde, Alexandre Vieira, o Dia D é uma forma de possibilitar as pessoas que não conseguem ir aos postos durante a semana, por conta do trabalho. “Vamos possibilitar a vacinação no sábado para imunizar crianças e adultos, alcançando um bom número de público-alvo”, disse o secretário, informando que a vacina contra o sarampo não é indicada para as gestantes, crianças menores de seis meses, pessoas imunocomprometidas e aquelas que estão com suspeita de sarampo.
Já em Porto Real, três unidades de saúde mobilizarão a campanha das 8 às 16 horas: Central de Vacinas; Unidades de Saúde da Família (USF) Jardim das Acácias e Freitas Soares. A Secretaria de Saúde do município ressalta, que mesmo fora do Dia D é possível tomar a vacina em todas as USFs, Central de Vacinas e Policlínico do Fátima, de segunda a sexta, das 8 às 17 horas e que é de extrema importância que seja levado o cartão de vacinas.
“O estado do Rio de Janeiro iniciou a campanha de vacinação contra o sarampo para evitar que a população fluminense sofra com um surto da doença, como o registrado em São Paulo no ano passado. Trata-se de uma campanha seletiva, ou seja, mediante avaliação do cartão de vacinas. Mesmo que a pessoa já tenha sido vacinada é necessário comparecer à Unidade de Saúde da Família de referência do paciente ou ainda à Central de Vacinas ou Policlínico do Fátima, a fim de que seja avaliada a situação vacinal pelo profissional de saúde e, assim, verificar a necessidade de tomar ou não a vacina”, explicou o secretário de Saúde, Luiz Fernando Curty Jardim.
Todos os postos de saúde de Itatiaia estarão fazendo a imunização no período de 8 às 17 horas. Nos postos, é preciso apresentar cartão do SUS e cartão de vacina. “ Todos os moradores nessa faixa etária precisam procurar a Unidade de Saúde próxima de sua residência para que seja avaliada a necessidade da vacina e de quantas doses contra o Sarampo cada um deverá receber. Mesmo que o morador não tenha mais o cartão de vacina deverá ir até o posto verificar se precisa ser imunizado”, explica a coordenadora do setor de Imunização, Andrea Millen.
A secretaria Estadual de Saúde informou que pessoas com suspeita de sarampo, imunocomprometidas, gestantes e crianças com menos de 6 meses não devem tomar a vacina. Alérgicos a proteínas do leite de vaca têm de informar essa condição ao profissional de saúde no posto de vacinação para que recebam a dose feita sem tal componente.
Em Quatis, cinco unidades médicas da rede municipal de saúde, entre elas, a Clínica da Família, no bairro Nossa Senhora do Rosário; os postos do Programa Saúde da Família nos bairros Mirandópolis, Jardim Independência e Jardim Pollastri, além da Casa da Criança, no Centro da cidade vão funcionar de 8 às 16 horas, para o “Dia D” de vacinação contra o sarampo.
“A Prefeitura de Quatis reafirma que, em nossa cidade, a cobertura da vacinação contra o sarampo alcança um percentual bastante significativo, ou seja, está acima dos 90%. Mas os cuidados pela redução dos riscos de transmissão da doença precisam ser permanentes e redobrados. Quem ainda não foi vacinado, deve procurar os postos de saúde neste sábado”, disse o coordenador do Programa de Imunização da Prefeitura de Quatis, Wendell Monteiro.