Tudo pronto para a edição 2025 da Olimpede em Volta Redonda

Cerimônia de abertura do maior evento esportivo para PCDs acontece na sexta-feira, dia 29, no Clube dos Funcionários

Por Tânia Cruz
tudo pronto para a edição 2025 da olimpede em volta redonda arquivo cris oliveira

VOLTA REDONDA
Esporte, inclusão e cidadania vão marcar presença em Volta Redonda neste final de semana, quando a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), realiza a edição 2025 da Olimpíada da Pessoa com Deficiência (Olimpede), maior evento esportivo do gênero do Brasil. A abertura será na próxima sexta-feira, dia 29, na Praça de Esportes Tabajaras (PET), do Clube dos Funcionários, enquanto as provas serão disputadas no sábado, dia 30, e domingo, 31, na Arena Esportiva Nicolau Yabrudi (Seu Nula), no bairro Voldac.
Segundo a Smel, a chegada das delegações e instituições está marcada para as 14h30, com a cerimônia de abertura agendada para as 15 horas, quando haverá o desfile dos participantes e acendimento da pira olímpica, e encerrando com uma apresentação musical da Banda Êxtase. O evento é aberto ao público, assim como as competições nos dois dias seguintes.
Ainda de acordo com a Smel, a Olimpede 2025 deve reunir cerca de 2,5 mil participantes, entre atletas (estimados em torno de 1,3 mil), técnicos e acompanhantes. Eles representarão 120 instituições de 50 cidades de três estados (Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais), além do Distrito Federal. “A Olimpede é um dos eventos que mais nos dão orgulho. São meses de preparação, organização, para recebermos todas as delegações com muito carinho e a melhor estrutura. Sabemos o quanto a Olimpede é importante para os atletas, seus familiares, pois a inclusão por meio do esporte é fundamental para o exercício da cidadania, algo que todos nós merecemos”, disse a secretária municipal de Esporte e Lazer, Rose Vilela. “E convidamos a toda a população para marcar presença nesses três dias, o apoio de todos é fundamental.”
SOBRE O EVENTO
Os participantes da Olimpede incluem qualquer Pessoa com Deficiência (PCD), seja ela intelectual, auditiva, visual ou física. Para a edição deste ano, foram criadas categorias especiais para atletas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndrome de Down, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno Opositor Desafiador (TOD) e Paralisia Cerebral.
O evento conta com um total de 13 modalidades esportivas adaptadas para os participantes, que incluem Atletismo, Natação, Tênis de Mesa, Jogos de Salão, Taekondo, Judô, Badminton, Futsal, Voleibol Especial, Cabo de Guerra, Habilidades, Goalball e Bocha, esporte inédito na Olimpede. “Antes mesmo da abertura, podemos afirmar que a Olimpede será um sucesso, graças à dedicação da nossa secretária Rose e toda sua equipe. Volta Redonda é uma referência na atenção às Pessoas com Deficiência, com várias atividades e programas destinados a esse público, e por isso temos esse número expressivo de atletas de outras cidades que estarão presentes para as competições”, destacou o prefeito Antonio Francisco Neto.

 

 

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos