BARRA MANSA
Na manhã desta quarta-feira, dia 19, uma tubulação de gás foi atingida durante um trabalho do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) na Rua José Maria da Cruz, no Centro. No local acontecia uma manutenção no esgoto quando o incidente aconteceu, por volta das 8 horas. O Corpo de Bombeiros foi acionado e isolou a área por medida de segurança, até a chegada da empresa responsável pela manutenção. Em novembro de 2019, uma tubulação de gás também foi atingida durante um serviço da autarquia na Rua Albo Chiesse.
Um morador do Centro, Mário Sergio Bruno, de 55 anos, estava passando pelo local no momento em que a área foi isolada. Ele falou que é Técnico de Segurança do Trabalho e que situações como essas são perigosas. “Quando se rompe uma tubulação pressurizada, teremos o vazamento de gás, que em contato com o oxigênio, mais a ferramenta utilizada, pode gerar um centelhamento, resultando em uma explosão”, disse.
Mário Sérgio ainda denunciou que a prefeitura não possuía o mapa da tubulação de gás presente no subterrâneo da cidade e, por esse motivo, incidentes como esses vêm acontecendo.
SEM MAPEAMENTO DO GÁS ENCANADO
Procurada, a prefeitura informou, através do Saae, que o órgão não possui o documento porque a empresa responsável, a Naturgy, não forneceu o mapa de instalação do sistema de gás encanado e que não demarcou o local em específico. A Autarquia ainda frisou que as manutenções em locais que estão demarcados, são feitas com o máximo cuidado para evitar vazamento ou acidentes.
RESPOSTA DA NATURGY
O jornal entrou em contato com a Naturgy e questionou o motivo do não fornecimento do material e qual a área de abrangência da tubulação de gás na cidade. A Naturgy informou que mantém um cadastro atualizado de toda a sua rede de gás. Além disso, toda a rede possui sinalização, conforme legislação vigente, com identificação clara e visível a todos.
A empresa informou ainda que, toda a cartografia da rede de gás, quando solicitada pelo órgão/empresa responsável pela obra, é disponibilizada. Basta entrar em contato com o Serviço de Planificação de Rede da Naturgy, por meio do e-mail [email protected] ou pelo site www.naturgy.com.br. Essas informações constam na cartilha ‘Guia para obras em vias públicas nos municípios com gás canalizado’, que foi distribuída pela Naturgy em todas as empresas de serviço público do estado do Rio de Janeiro, incluindo o Saae de Barra Mansa.
Sobre a área de abrangência de tubulação de gás em Barra Mansa, a Naturgy informou ao A VOZ DA CIDADE que são cerca de 27,5 km de rede na cidade.
Ainda em resposta aos questionamentos do jornal, a empresa disse que está à disposição de todos. “A Naturgy se coloca à disposição, através do seu Call Center, para que sejam efetuados acompanhamentos de obras de terceiros sobre as redes de gás natural instaladas no município, cabendo ao executor (concessionárias, órgãos públicos etc), informar sobre a obra que será realizada, para que seja possível designar a estrutura de vigilância mais adequada, além da análise de risco de avarias nos ativos da companhia”, disse a empresa.