TSE prevê resultado das eleições em no máximo cinco horas após o fechamento das urnas para o pleito municipal neste domingo

Por Idel Pinheiro

BRASÍLIA

Durante coletiva de imprensa realizada neste sábado, dia 14, no Centro de Divulgação das Eleições (CDE), em Brasília (DF), o vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, destacou a segurança das urnas, os protocolos de segurança sanitária e a importância de o eleitor comparecer às urnas neste domingo, primeiro turno das Eleições 2020, para a escolha de prefeitos e vereadores dos 5.567 municípios brasileiros.

O ministro afirmou que a verificação do sistema de totalização, conferido e atestado pela equipe de tecnologia do TSE vai, mais uma vez, garantir o acesso a uma apuração rápida e segura. “O sistema foi checado e dado como íntegro e apto para apresentar os resultados, como tem sido feito desde 2002, produzindo confiança. Ele é totalmente sólido. Não há demonstração até o momento que tenha havido qualquer desvio na aplicação concreta desse sistema”, afirmou.

Os eleitores vão às urnas neste domingo para eleger prefeitos e vereadores – Maria Adjuto/EBC

Segundo Fachin, as indagações e suposições de fraudes durante eleições são propagações infundadas e irresponsáveis, que não contribuem para o fortalecimento das instituições democráticas. “Nenhum país se mantém como estado democrático se diluir suas instituições. E o Poder Judiciário, ao lado do Legislativo e do Executivo, da imprensa e de outros representantes da sociedade, é muito importante. Desde as Eleições de 2018, o TSE desenvolve ações de combate a notícias falsas. A notícia que se reputa falsa deve ser sempre checada, até porque há liberdade para veicular fatos e narrativas, mas ninguém tem o direito de destruir essa liberdade propagando notícias que não são verdadeiras”, reforçou.

SEGURANÇA PARA VOTAR

Durante a entrevista, foi destacada a importância de os eleitores comparecerem às urnas neste domingo. De acordo com Fachin, há segurança sanitária para todos exercerem o direito de votar. “O voto é um instrumento poderoso para admitir ou demitir os gestores públicos de suas cidades. Não deixe de fazer, exceto se houver a recomendação explícita de autoridade sanitária. Caso contrário, estamos conclamando a população a comparecer aos locais de votação, usando sua máscara de proteção desde quando sair de casa. Nas seções eleitorais, o eleitor deve respeitar o distanciamento determinado nas filas, respeitando horários para não haver aglomerações. Mesários e espaços para votar estão preparados para oferecer segurança no exercício do voto. Comparecer às urnas amanhã é fazer a diferença”, ressaltou o ministro.

NOVO FORMATO

O período de pandemia causado pela Covid-19 fez com que alguns protocolos de segurança sanitários fossem tomados para a realização do pleito eleitoral deste ano, exigindo esforço e diálogo de diversos setores da sociedade. “Desde que assumimos a direção do TSE, em maio, o presidente Luís Roberto Barroso e eu iniciamos conversa com várias pessoas, principalmente com autoridades sanitárias, que nos levaram a uma proposta pronta ao Poder Legislativo. Ressalto ainda que conseguimos o apoio de empresas para o fornecimento de insumos e transporte de equipamentos para assegurar segurança sanitária para mesários e eleitores de todo o país”, concluiu ele.

O TSE realizou hoje a verificação dos sistemas das eleições de 2020 – Divulgação

Ainda neste sábado, a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TSE verificou a assinatura do sistema de totalização dos votos. O procedimento, que aconteceu no CDE/TSE, foi realizado sem apresentar qualquer ocorrência. Após a cerimônia, o vice-presidente do Tribunal, ministro Edson Fachin, destacou a importância dessa fase de comprovação que atestou que o sistema de totalização é idêntico ao que foi assinado e lacrado na sexta-feira, dia 6. Os softwares verificados foram: Informação de Arquivos de Urna (InfoArquivos); Receptor de Arquivos de Urna (RecArquivos); e Sistema da Totalização (Sistot).

APURAÇÃO ACELERADA

Ao perguntar ao secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino, sobre as “perspectivas para amanhã”, o ministro Edson Fachin elogiou a segurança e as medidas adotadas, demonstrando satisfação ao saber que o Tribunal prevê a divulgação final do resultado das eleições para prefeito e vereadores, em algumas cidades, apenas 20 minutos depois do início da apuração. “Muito bom! Meus cumprimentos a todos”, disse. A seguir, ao ser informado que todos os resultados estarão concluídos até às 24 horas desse domingo, ele fez questão de cumprimentar o secretário: “Excelente!”.

Durante o evento, Giuseppe Janino revelou que em 2020 o TSE adotou uma importante mudança de paradigma. “Até a eleição passada, a totalização era feita nos datacenters dos 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Cada órgão fazia a recepção, verificação e soma dos votos, cabendo ao TSE proceder a leitura desses bancos de dados e, também, a divulgação dos resultados”, explicou.  O trabalho agora é concentrado no TSE. Ou seja, todos os boletins serão transmitidos para o datacenter do TSE. Para tanto, foi constituída uma arquitetura de nuvem computacional.

Segundo Fachin, em no máximo cinco horas deverá ser possível conhecer os vencedores do pleito municipal nas eleições deste ano. “Tudo está preparado para o dia de amanhã, para que no máximo cinco horas depois do fechamento das urnas, o TSE, com esse transporte direto que se faz do que foi depositado pela soberania popular para a totalização aqui, o TSE tenha condições de entregar este resultado em eleições legítimas e normais como deve ser numa sociedade democrática”, finalizou Fachin.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos