NOVA IORQUE
Em uma publicação na rede social Truth Social, na manhã de domingo, dia 10, o ex-presidente e atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou que as pessoas em situação de rua deixem imediatamente a capital, Washington, D.C., oferecendo, como contrapartida, abrigos “longe da capital”.
Trump usou tom enfático para diferenciar os grupos: “Quem mora na rua tem de se mudar imediatamente. Nós daremos lugares para ficarem, mas longe da capital. Os criminosos não têm de se mudar. Vamos colocá-los numa prisão, onde pertencem”, escreveu.
Ele também comparou a ação com políticas de deportação, aludindo que tudo ocorreria com a mesma rapidez “como na fronteira”.
Segundo dados da organização The Community Partnership, aproximadamente 800 pessoas dormem nas ruas de uma cidade com cerca de 700 mil habitantes. Além disso, cerca de 3.275 utilizam abrigos de emergência e outras 1.065 estão em moradias transitórias.
A prefeita democrata de Washington, Muriel Bowser, refutou as afirmações de Trump acerca de um suposto aumento da criminalidade, afirmando que a cidade não está vivenciando uma escalada dos índices de violência.
*Luciano R. Pançardes – Editor-chefe