TRÊS RIOS
Três Rios terá nova eleição. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou novo pleito após confirmar a inelegibilidade de Joacir Barbaglio Pereira (Republicanos), reeleito prefeito no ano passado. A decisão foi unânime no dia 1º, terça-feira.
Os ministros determinaram nova eleição para prefeito e vice, independente da publicação do acórdão e da apresentação de eventuais recursos, após a ratificação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que indeferiu o registro do candidato nas eleições do ano passado após incidência de causa de inelegibilidade decorrente da prática de atos de improbidade administrativa.
Joacir Barbaglio teve as contas de gestão como presidente da Câmara Municipal de Três Rios reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), em 2019. Ele disputou a eleição sub judice e foi o mais votado nas eleições passadas para a chefia da prefeitura.
O candidato chegou a obter uma liminar suspendendo a decisão do TCE, mas, como a mudança ocorreu após o primeiro turno das eleições, não tem valor para suspender a inelegibilidade.
Ao acompanhar o voto do relator, ministro André Mendonça, o Plenário reiterou que o caso de Três Rios é semelhante ao ocorrido nas eleições de prefeito na cidade de Bandeirantes (SP), em que o TSE, também por unanimidade, decidiu que vale a data do primeiro turno para que a documentação apresentada por candidato esteja devidamente correta na Justiça Eleitoral.
No mês passado o presidente da Câmara de Três Rios, Jonas Dico, assumiu interinamente a prefeitura.
Não foi marcada ainda a data para nova eleição.