>
renascer ead digital

‘Três Irmãos’: vencedor do Prêmio Shell, espetáculo inspirado em obra Jorge Amado, chega a Valença

Peça será apresentada no Teatro Sesc Rosinha de Valença, que também receberá uma contação de histórias ioruba. Entrada gratuita

Por Carol Macedo
trÊs irmÃos cia cerne foto stephany lopez
728x90 refis

VALENÇA

Vencedor do Prêmio Shell na categoria dramaturgia, o espetáculo “Três Irmãos” é atração desta sexta-feira (04/04), às 20h, no Teatro Sesc Rosinha de Valença. A peça, da Cia Cerne, se debruça sobre a passagem de Jorge Amado por São João Meriti, na Baixada Fluminense, local onde o escritor morou, entre 1946 e 1948, e concluiu Seara Vermelha, último romance escrito por ele antes de partir para o exílio. A entrada é gratuita.

O espetáculo, original e livremente inspirado na obra, narra a história de uma família expulsa das terras onde trabalhava e que sai a pé rumo a São Paulo, experimentando, no trajeto, a fome, morte, doenças e tantas outras penúrias.

A peça conta a história dos três filhos do casal que saíram de casa antes do grande êxodo da família: João vira policial, José se torna cangaceiro, e Juvêncio engaja-se no ativismo político. A partir dessas três formas distintas de se enfrentar as agruras da caatinga, Jorge Amado discute o Brasil de sua época, suas misérias e desigualdades.

Com dramaturgia e direção de Vinicius Baião, que levou o Prêmio Shell 2024 na categoria dramaturgia, o espetáculo atualiza criticamente a história escrita por Jorge Amado há mais de 75 anos para refletir o Brasil contemporâneo, ainda envolto em temas como miséria, fome e fundamentalismo religioso. Em cena estão Elizandra Souza, Gabriela Estolano, Higor Nery, Leandro Fazolla, Madson Vilela, Rohan Baruck e Juliana França.

 Contação de histórias ioruba no domingo

No domingo (05/04), às 16h, o teatro do Sesc vai receber também “Contos de Orí”, uma sessão de contação de histórias, com roteiro construído em narrativas ancestrais dos povos iorubanos e da cultura de terreiro. A entrada também é gratuita.

Na apresentação, Tatiana Henrique e Hebert Said entremeiam as narrativas a materiais como terra, argila, água e feijão, enquanto contam, dançam e cantam, apresentando histórias milenares contadas nas comunidades tradicionais. A contação ainda terá a tradução em Libras por Sheila Martins.

Orí, em iorubá, significa cabeça, mas não somente a física, mas as imagens das quais ela é alimentada, durante toda a sua vida. Ao escolher contar essas histórias, o grupo visa contribuir para a construção de um ambiente respeitoso à diversidade cultural e étnica negra.

SERVIÇO


Teatro – “Três Irmãos”

04/04, às 20h

Classificação: 14 anos

Entrada gratuita*

Contação de histórias – “Contos de Orí”

05/04, às 16h

Classificação livre

Entrada gratuita*

*Ingressos distribuídos uma hora antes do espetáculo

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos