VALENÇA
Vencedor do Prêmio Shell na categoria dramaturgia, o espetáculo “Três Irmãos” é atração desta sexta-feira (04/04), às 20h, no Teatro Sesc Rosinha de Valença. A peça, da Cia Cerne, se debruça sobre a passagem de Jorge Amado por São João Meriti, na Baixada Fluminense, local onde o escritor morou, entre 1946 e 1948, e concluiu Seara Vermelha, último romance escrito por ele antes de partir para o exílio. A entrada é gratuita.
O espetáculo, original e livremente inspirado na obra, narra a história de uma família expulsa das terras onde trabalhava e que sai a pé rumo a São Paulo, experimentando, no trajeto, a fome, morte, doenças e tantas outras penúrias.
A peça conta a história dos três filhos do casal que saíram de casa antes do grande êxodo da família: João vira policial, José se torna cangaceiro, e Juvêncio engaja-se no ativismo político. A partir dessas três formas distintas de se enfrentar as agruras da caatinga, Jorge Amado discute o Brasil de sua época, suas misérias e desigualdades.
Com dramaturgia e direção de Vinicius Baião, que levou o Prêmio Shell 2024 na categoria dramaturgia, o espetáculo atualiza criticamente a história escrita por Jorge Amado há mais de 75 anos para refletir o Brasil contemporâneo, ainda envolto em temas como miséria, fome e fundamentalismo religioso. Em cena estão Elizandra Souza, Gabriela Estolano, Higor Nery, Leandro Fazolla, Madson Vilela, Rohan Baruck e Juliana França.
Contação de histórias ioruba no domingo
No domingo (05/04), às 16h, o teatro do Sesc vai receber também “Contos de Orí”, uma sessão de contação de histórias, com roteiro construído em narrativas ancestrais dos povos iorubanos e da cultura de terreiro. A entrada também é gratuita.
Na apresentação, Tatiana Henrique e Hebert Said entremeiam as narrativas a materiais como terra, argila, água e feijão, enquanto contam, dançam e cantam, apresentando histórias milenares contadas nas comunidades tradicionais. A contação ainda terá a tradução em Libras por Sheila Martins.
Orí, em iorubá, significa cabeça, mas não somente a física, mas as imagens das quais ela é alimentada, durante toda a sua vida. Ao escolher contar essas histórias, o grupo visa contribuir para a construção de um ambiente respeitoso à diversidade cultural e étnica negra.
SERVIÇO
Teatro – “Três Irmãos”
04/04, às 20h
Classificação: 14 anos
Entrada gratuita*
Contação de histórias – “Contos de Orí”
05/04, às 16h
Classificação livre
Entrada gratuita*
*Ingressos distribuídos uma hora antes do espetáculo