B
BARRA MANSA
Será interditada de hoje ao dia 31 a passagem de nível da Rua Duque de Caxias para realização de mais uma etapa das obras de readequação ferroviária, o pátio de manobras. A passagem de carros está interrompida, mas a de pedestres liberada. Acontecerão serviços de drenagem, terraplanagem e pavimentação, para nova avenida central que passará atrás da antiga estação.
Segundo as entidades representativas do município Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços (Aciap), Câmara de Dirigentes Lojistas de Barra Mansa (CDL) e Sindicato do Comércio Varejista de Barra Mansa (Sicomércio), a passagem de nível seria totalmente fechada por conta das obras que estão sendo realizadas, mas conseguiram que ela fosse será mantida apenas para pedestres.
Nessa etapa que se inicia hoje, de acordo com o secretário de Planejamento Urbano, Eros dos Santos, os técnicos realizarão trabalho de drenagem entre o Córrego Cotiara e a Rua Alberto Mutel, no Centro. “Nossa expectativa é de que até o fim deste ano a nova avenida seja entregue à população totalmente asfaltada, com calçada e meio-fio prontos. Mas, para isso, é preciso realizar os serviços de drenagem, que farão o escoamento de toda a rede pluvial, além da terraplanagem e da pavimentação”, detalhou, pedindo compreensão da população nessa obra que é de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit)
A passagem para pedestres, segundo o presidente da Aciap, Matheus Gattás, foi feita com o objetivo de garantir a mobilidade no Centro da cidade, evitando transtornos aos pedestres e ao comércio. “Conseguimos, junto aos secretários de Planejamento Urbano, Eros dos Santos, e de Governo, Luiz Furlani, e ao presidente da CDE/BM (Companhia de Desenvolvimento de Barra Mansa), Bruno Paciello, que a empreiteira responsável pela obra não faça esse fechamento durante a realização dos serviços, o que inviabilizaria o fluxo de pedestres numa área bastante movimentada, que dá acesso ao comércio, a pontos de ônibus e táxis, enfim, que traria transtornos tanto aos pedestres quanto ao comércio local. Dessa forma, garantimos a normalidade do fluxo e a mobilidade naquela área”, destacou Gattás.
Em visita ao local, realizada ontem, 16, além de representantes da prefeitura e do presidente da Aciap, estiveram presentes também a presidente do Sicomércio, Lilian Panizza, e o vice-presidente da CDL, José Paulo Nogueira.
ORIENTAÇÃO NO TRÂNSITO
Até dia 31 de outubro, os veículos deverão passar pela Rua Alberto Mutel ou pelo viaduto da prefeitura e a Guarda Municipal fará a orientação dos motoristas para garantir melhor fluidez ao tráfego.
AVENIDAS
A nova avenida a ser construída começará na Praça da Liberdade e passará atrás da antiga estação, seguindo até o viaduto da prefeitura e terminando um pouco antes do Parque da Cidade, no Córrego Cotiara. Em outra etapa, nova avenida também será construída, começando na altura do viaduto da Saint Gobain, seguindo pela Eduardo Junqueira, passando em frente à Alameda Glasiú – no Parque Centenário – e da prefeitura, fazendo um ‘S’ nos galpões, seguindo pelo Parque da Cidade e terminando próximo ao mercado ‘Bem Comer’, em Saudade.