SUL FLUMINENSE
Liderar a sua empresa para a Transformação Digital é urgente e desafiador. Pensando nisso, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – Instituto Euvaldo Lodi (Firjan IEL) promove no mês de maio a Jornada de Transformação Digital das Empresas, programação totalmente on-line e gratuita formada por seminário e capacitação, que tem o objetivo de ajudar empresários e lideranças a implementar estratégias de transformação digital dos negócios, seja para quem é iniciante ou que já está consolidado no mercado.
Firjan IEL é a equivalente fluminense do Instituto Euvaldo Lodi nacional, criado pela Confederação Nacional da Indústria em conjunto com o Serviço Social da Indústria e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, em 1969. Uma das principais atrações será George Westerman, pesquisador de Economia Digital, copresidente do MIT Sloan School of Management, e autor do premiado livro “Leading Digital: Transformando a Tecnologia em Transformação Empresarial”. Referência mundial no tema, ele participa do Seminário Melhores Práticas para Transformação Digital, na sexta-feira, dia 14. “Estratégia digital é a abordagem da empresa para transformar a maneira como faz negócios por meio da tecnologia. É sobre tornar sua empresa melhor. Infelizmente, muitas companhias se concentram mais no digital do que na estratégia, o que é um erro. Não é só sobre fazer coisas legais, mas sobre liderar consertando o negócio”, reflete Westerman.
Também participa desse primeiro momento, Ruy Quadros, professor titular do Departamento de Política Científica e Tecnológica, do IG/UNICAMP, que vai abordar a transformação digital em um contexto nacional. O seminário ainda vai apresentar dois cases de empresas que modificaram seus processos e já sentem os impactos da transformação digital. Gustavo França, chefe da área digital da Gerdau, e Carlos Henrique Lima Sércio, diretor comercial da Telas Guará, empresa de Três Rios, vão compartilhar as lições aprendidas e os desafios desse novo momento. “Há pouco tempo fazer a transformação digital em uma empresa era uma questão de diferencial competitivo. Agora é uma questão de sobrevivência. Ou você faz ou está fora”, reflete a gerente de conteúdo e inovação empresarial Casa Firjan e Firjan IEL, Maria Isabel Oschery.
A jornada promovida pela Firjan IEL, portanto, tem o propósito de desvendar o território da transformação digital e auxiliar os empresários a pensar em uma estratégia que atenda às necessidades de suas empresas. Para participar, basta fazer a inscrição clicando aqui.
PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO EXECUTIVO
- 9h – 9h50 | Palestra com George Westerman
- 9h50 – 10h10 | Perguntas e Respostas com George Westerman
- 10h20 – 10h50 | Palestra com Ruy de Quadros
- 10h50 – 11h20 | Apresentação de case da Gerdau
- 11h20 – 11h50 | Apresentação de case da Telas Guará
- 12h00 – 13h00 | Bate-papo com Ruy de Quadros + cases
TRANSFORMAÇÃO PELO COMPORTAMENTO
No dia 24 de maio, a jornada segue com uma capacitação ministrada pelo cientista-chefe da TDS Company, Silvio Meira, e sua equipe, e vão oferecer conhecimento estratégico aos líderes que irão implementar as etapas da Transformação Digital em suas empresas.
A capacitação terá início a partir do estudo do contexto “figital” – onde o físico, o digital e o social estão conectados e acontecem simultaneamente – para entender oportunidades estratégicas de transformação. Nas etapas seguintes, os líderes vão experimentar hipóteses para executar soluções que transformam o contexto, e estabelecer metas de curto, médio e longo prazo para o negócio.
Silvio Meira frisa que a transformação digital é um processo de aculturação pelo qual indivíduos, times e organizações são levados a mudar de comportamentos e estruturas analógicas para uma ecologia de plataformas digitais. “Defendemos que o processo de passagem de uma plataforma analógica para outra, digital, implica essencialmente em incorporar uma série de mudanças de comportamento. E isso exige o entendimento de contextos baseados em redes de pessoas, instituições e coisas conectadas, participando de relacionamentos e interações e produzindo dados”, reflete.
A capacitação será exclusiva e gratuita para empresários associados à Firjan, por meio de pré-inscrição até a próxima terça-feira, dia 18, e terá a formato de seis encontros com duas horas de duração cada de forma síncrona e duas horas de forma assíncrona, totalizando uma carga horário de 24 horas.