>

Tradicional Festa da Assunção de Nossa Senhora arrecada 250 quilos de alimentos não perecíveis

Por Carol Macedo

BARRA MANSA

A Tradicional Festa da Assunção de Nossa Senhora realizada no último final de semana, no bairro Vila Coringa, arrecadou 250 quilos de alimentos não perecíveis. De acordo com o coordenador da Comunidade Nossa Senhora da Boa Morte, Diogo Salim, os alimentos serão destinados à famílias em situação de vulnerabilidade mapeadas pela Pastoral Vicentina, que neste período de pandemia foram afetadas economicamente.

A comunidade ainda realizou a tradicional feijoada, porém no modelo de delivery e drive-thru, as camisas comemorativas foram substituídas por máscaras de proteção respiratória. A festa ocorre todos os anos no mês de agosto.

O coordenador destaca ainda que a data em que se faz memória a este sincretismo religioso é dia 15 de agosto. “Visando a maior participação dos cristãos, a igreja tradicionalmente, pelo calendário litúrgico, transfere as comemorações para os domingos e este ano, foi realizado no dia 16”, esclareceu Salim, ressaltando que o evento seguiu as orientações das organizações governamentais e sanitárias de saúde.

As comemorações iniciaram-se com a recitação do terço mariano no pátio da igreja com a presença de um pequeno grupo de pessoas mantendo o distanciamento social uns dos outros, em seguida, para que os fiéis pudessem celebrar este momento na porta de suas casas, janelas, terraços e dentro dos automóveis, aconteceu à procissão motorizada com as imagens de Nossa Senhora da Boa Morte, Sagrado Coração de Jesus e o Santíssimo Sacramento, pelas ruas do bairro.

Programação on-line

Com a pandemia do novo coronavírus, os eventos e celebrações religiosas foram adaptados a uma nova realidade, a virtual. Antes da Covid-19, as festividades nas igrejas apresentavam uma programação bem extensa. Segundo a Diocese Barra do Piraí/Volta Redonda, eram realizados encontros como, novena nas casas dos fiéis, novenário eucarístico na igreja com a participação de centenas de pessoas, momentos sociais com shows musicais e procissão com orquestra sinfônica, porém, devido às circunstâncias, a coordenação da comunidade, se remodelou para o ambiente virtual. A Paróquia de Santa Cruz, com sede na Vila Nova, que tem como Pároco o padre José Arimatéia de Souza, está transmitindo as missas via rede social, pelo perfil no Facebook e canal no Youtube, com auxílio da Pastoral da Comunicação (Pascom).

Centralizar Anúncio

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos