>
renascer ead digital

Trabalhador pode utilizar saldo para crédito consignado

Por Andre
728x90 seguranca

Os trabalhadores que detém recursos no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) tem nova oportunidade de acesso a créditos junto da Caixa Econômica Federal através do crédito consignado com garantia do FGTS. Na prática, ao retirar valores consignados no banco, o trabalhador se compromete em caso de inadimplência que a Caixa utilize parte do montante disponível em seu FGTS para quitar a dívida. A novidade foi autorizada pelo Governo Federal pela Lei 13.313/2016, como medida para injetar dinheiro na economia.

Segundo a Caixa, o volume de crédito direcionado a trabalhadores do setor privado será feito por meio da oferta de taxas mais competitivas aos clientes. A determinação legal é de que a taxa máxima para a modalidade com garantia FGTS seja de 3,5% ao mês. Na Caixa, as taxas para a modalidade serão a partir de 2,63% ao mês, de acordo com o perfil do empregador e do cliente pessoa física. O crédito consignado é um tipo de empréstimo pessoal, cujo pagamento é descontado do contracheque ou do benefício recebido pelo INSS. A nova linha de crédito está disponível para 36,9 milhões de trabalhadores com carteira assinada. O prazo de pagamento será de até 48 meses, o equivalente há quatro anos.

NEGOCIAÇÕES

Para os trabalhadores a medida é vista com receio, afinal, caso não pague o empréstimo o sado do FGTS, que para alguns representa anos de trabalho, pode ficar comprometido. “Entendo que seja positivo pela chance de pegar o dinheiro, mas ruim pela condição. Se a pessoa atrasar uma ou duas parcelas o valor do FGTS será descontado? Não explicam detalhes e, por isso, penso que não será vantajoso, ao menos pra mim, no momento”, comenta o gerente comercial Danilo Ribeiro, de Volta Redonda, que detém cerca de R$ 29 mil no FGTS. “Tenho dívidas, é tentador, mas vou analisar mais friamente as metodologias deste consignado”, conta.

Segundo o Governo Federal, o valor reservado como garantia do empréstimo permanecerá na conta do FGTS do trabalhador, rendendo normalmente, até a quitação do empréstimo. A garantia será usada caso o empregado seja demitido sem justa causa e o banco não tenha mais como descontar as parcelas do crédito consignado do salário. O banco assegura que os valores de reserva para garantia da operação de empréstimo consignado são limitados ao somatório de 10% do saldo disponível na conta do FGTS e de 100% da multa rescisória prevista.

Segundo o ministério, além da Caixa, outros bancos também poderão disponibilizar a nova linha de crédito. “Basta seguirem as regras estabelecidas em lei”, diz o ministério. Para conhecer todas as condições e requisitos, basta ligar para 0800 726 0101 ou ir até uma agência da Caixa.


REQUISITOS

Segundo a Caixa, para fazer a adesão ao crédito consignado com garantia do FGTS o trabalhador deve preencher alguns requisitos como: a empresa, possuir convênio de consignado ativo com a Caixa e o empregado possuir margem consignável disponível para averbação de parcela em folha de pagamento. O trabalhador deve ter, ainda, o vínculo empregatício de no mínimo 12 meses junto à empresa do setor privado e ter saldo de FGTS compatível com o valor do empréstimo desejado.

As empresas que desejarem disponibilizar a modalidade a seus empregados já podem procurar a agência de relacionamento para saber como assinar o Convênio de Consignação Caixa.

CONHEÇA SUAS CONDIÇÕES

​Para saber se sua empresa ou órgão tem convênio com a Caixa, o trabalhador deve ligar para a central de atendimento 0800 726 0101 ou ir até agência mais próxima. Quem é cliente e recebe o benefício do INSS no banco, pode contratar crédito consignado pelo Internet Banking ou em qualquer terminal de autoatendimento.

Após a liberação do crédito, que ocorre após a averbação da parcela junto ao empregador ou órgão, o trabalhador pode utilizar o valor como desejar.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos