a voz da cidade presencial 2025

Tomada Urbana ato XI encerra ano com apresentação do resultado de imersão

Por Franciele Aleixo
970x250 leaoamigo

BARRA MANSA

Após uma semana de oficinas artísticas na programação do Tomada Urbana ato XI acontece neste sábado, às 11 horas, a apresentação do resultado da imersão e criação coletiva ‘Se Esse Parque Fosse Parque’. O público irá conferir um trabalho pensado na ocupação artística do Parque da Cidade Natanael Geremias, local onde fica a Sala de Espetáculos Tulhas do Café, que o Coletivo Sala Preta ocupa artisticamente há oito anos. A entrada é franca.

No ano em que o Coletivo Sala Preta completa dez anos de arte, política e reexistência, o coletivo propôs a todos os participantes, artistas e público, a experiência da convivência e criação em um ambiente carregado de histórias apagadas e negligenciadas.

Além da visita guiada às dependências do Parque da Cidade com o Centro de Memória Genival Luis da Silva, trouxe relatos das violações dos direitos humanos em Barra Mansa, a imersão Se Esse Parque Fosse Parque’ contou com oficina de teatro com os grupos Sala Preta e Coletivo de Teatro Contramão, de Taubaté (SP); dança com Delia Paulina de León Cantú, da Cia. Los 250 Mil (México); e música com Pedro Morales (México). “Nosso desejo é fomentar valores de cooperação, solidariedade, respeito às pessoas, incentivando a imaginação e criatividade, possibilitando experiências que ampliem a percepção do contexto em que se encontra o Parque da Cidade Natanael Geremias”, explicou a produtora do Sala Preta, Luísa Ritter.


Conhecido como antigo quartel, o Parque da Cidade abrigou a partir de 1950 o 1º BIB – Batalhão de Infantaria Blindada do exército, local que funcionou como centro de tortura e repressão da região sul fluminense no período da ditadura militar, onde ocorreram as maiores violações aos direitos humanos após o golpe de 64. Essa história é desconhecida por muitos cidadãos de Barra Mansa e da região. Em 2016, o MPF publicou um Termo de Ajuste de Conduta que determina que o Parque seja usado para lazer, cultura, esporte e que faça conhecer a sua história.

Histórico

A primeira edição do festival aconteceu em Barra Mansa/RJ em 2009. É realizado anualmente pelo Coletivo Sala Preta. A cada  edição se desenvolveu e adequou seu formato, estendendo-se para outras cidades e países. O festival já foi realizado  , também em Resende, Volta Redonda e Belo Horizonte no Brasil; além da Cidade do México, Zimapán, Teocelo, Mérida e Pachuca no México, na cidade de Macerata, na Itália e em Montevidéu, no Uruguai.

Em todos os anos o Tomada Urbana tem como prioridade apropriar-se dos espaços públicos, gerando diálogos entre artistas, cidades, instituições e o público. Durante os dias de festival, propõe construir coletivamente espaços de exposição, expressão, intercâmbio de conhecimentos e convivência cultural em comunidades sem infraestrutura cultural sistematizada.

 

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos

imagem do whatsapp de 2025 05 13 à(s) 18.36.32 babfb7cf