SUL FLUMINENSE
Uma onda de calor tem se espalhado por todo o Brasil nos últimos dias. A grande massa de ar seco e quente, que ganhou força no decorrer desta semana, tem feito com que muitos Estados registrem temperaturas extremamente altas para os padrões do mês de agosto, podendo os municípios inclusive contabilizar recordes em pleno inverno. Na região, o auge do calor será nesta quinta-feira, dia 24, quando as máximas vão ultrapassar os 34°C. Os termômetros da região dos Lagos e do Norte Fluminense podem inclusive contabilizar 40°C.
A previsão para esta quinta-feira é que Barra do Piraí e Paraty registrem 36º; Barra Mansa, Volta Redonda, Pinheiral, Piraí, Porto Real e Quatis registrem, 35ºC; e Resende, Angra dos Reis e Itatiaia, 34ºC. No Rio de Janeiro os termômetros podem atingir 39 graus, caso isso aconteça, será considerado o dia mais quente no mês de agosto na história da cidade.
De acordo com o Monitoramento Climático Fluminense, o tempo só mudará no final de semana, quando será possível notar uma virada na temperatura devido à passagem de uma frente fria. “O sábado, dia 26, vai começar com o tempo muito instável em todo o Estado e há possibilidade de chuva fraca a qualquer momento do dia em todas as regiões Fluminenses. Nesse dia o sol nem mesmo aparece, com a entrada do ar polar mais a chuva as máximas já não conseguem ultrapassar os 20°C em boa parte do Estado, apenas o noroeste Fluminense ainda terá temperaturas máximas entre 20°C e 23°C”, informou o Monitoramento, acrescentando que em alguns pontos do Sul Fluminense, Região Serrana e Grande Rio existe a possibilidade de chuva que pode variar de moderada a forte intensidade, com atividade elétrica entre o período da manhã e da tarde.
No domingo, dia 27, o céu permanece nublado em todo o Estado e há possibilidade de chuva fraca a qualquer momento do dia. As temperaturas caem ainda mais e as máximas devem ficar abaixo dos 19°C em todo Sul Fluminense. Na região Serrana as máximas não devem ultrapassar os 15°C.
CALOR ATÍPICO
O meteorologista Vinícius Lucyrio, da equipe de previsão climática da Climatempo comenta que o calor que está fazendo é realmente excepcional para agosto. “Teremos temperaturas no nível de 850 hPa (em torno de 1500 metros de altitude) acima dos 27°C em uma ampla área do país, situação que é mais ‘típica’ entre setembro e outubro. Típica entre aspas, pois essa condição está ficando cada vez mais frequente”, disse.
Lucyrio explica ainda que esse calor é refletido na superfície. “No nível superficial, isso se traduz em amplas áreas com temperaturas pouco acima dos 40°C no Tocantins, em Mato Grosso, no norte e oeste de Goiás. O norte e o leste de Mato Grosso do Sul e até mesmo em pontos do oeste e noroeste de São Paulo poderão ter temperaturas próximas ou até um pouco acima dos 40°C e acredito que nunca tivemos registros assim em agosto”, relatou.