SUL FLUMINENSE/COSTA VERDE
Praia, montanha, agitação, ou calmaria. A região oferece tudo isso e muito mais para quem vai curtir uns dias de folga com o feriadão prolongado de fim de ano. E uma categoria que espera ansiosa por esse momento é o setor hoteleiro.
Em Angra dos Reis, segundo a TurisAngra, a taxa de ocupação na cidade já está acima de 93%. Para o fim de ano, a expectativa do setor é a melhor possível, o levantamento ainda está sendo finalizado, mas alguns hotéis e pousadas já estão com 100% de ocupação. A Prefeitura de Angra dos Reis tem, entre outras ações, realizado constantemente oficinas de capacitação para os profissionais e empresários da área com objetivo de melhor atender os visitantes.
De acordo com o presidente da TurisAngra, Marc Olichon, a Fundação se preparou para recepcionar os visitantes da melhor forma possível durante toda alta temporada. “Um trabalho de fiscalização, ordenamento e orientação aos turistas também já está sendo feito nas praias, ilhas e nos principais cais da cidade, para proporcionar um turismo legalizado, sem infringir as regras municipais e garantir a preservação ambiental”, destaca.
AGULHAS NEGRAS
Um dos destinos mais procurados para curtir a calma e o friozinho da montanha, é Visconde de Mauá, distrito de Resende. De acordo com Paulo Roberto Gomes de Oliveira, conselheiro do Convention Bureau da Região de Visconde de Mauá (RVMC&VB), há boas perspectivas de ocupação e movimento. “Estou consciente que iremos ter uma taxa de ocupação acima de 95%, como também está o Rio de Janeiro. O calor nas cidades contribuiu para a busca de ambientes, mesmo sabendo que vai ter muito movimento, a busca por lugares mais frescos, tanto com o mar – água fresca ou morna com no sul da Bahia, nas montanhas com a exuberância da nossa floresta verde, sem ‘poluição’ visual, cachoeiras, a experiência de vivenciar uma chuva dentro de chalé confortável e aberto’, destaca.
Já a em Itatiaia, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, segundo pesquisas realizadas junto a hotéis e pousadas do município, a previsão de ocupação dos estabelecimentos para o Réveillon 2024 é em torno de 80%.
A dupla Julinho Marassi e Gutemberg, consagrada na região, será a atração musical prevista para animar o Réveillon em Penedo. A apresentação acontecerá a partir das 22 horas, na Rua das Velas. O trânsito no local contará com a orientação da Guarda Civil Municipal.