>
728x90 vacina (1)

STJ define contagem do prazo para negativação de devedor

Por Andre
bnr am aniv barra mansa 970x150

Rotineiramente, dados de devedores permanecem mais de cinco anos inscritos nos cadastros restritivos de crédito.
Muitas das vezes, tal fato ocorre porque as entidades cadastrais não lançam em seus sistemas a verdadeira data da inadimplência.
Desta forma, se o inadimplemento ocorreu em um mês e somente após algum tempo o título foi protestado, a data que geralmente é lançada nos órgãos de proteção ao crédito corresponderá ao dia em que o título foi protestado e não ao dia da efetiva inadimplência.
O Superior Tribunal de Justiça decidiu que os cadastros restritivos deverão inserir a negativação tomando como base o dia seguinte ao vencimento da dívida, uma vez que não é o protesto que se registra no cadastro de inadimplentes, mas sim a dívida que o fundamenta.
Tal entendimento certamente influirá na contagem do prazo em que a negativação poderá manter-se lançada nos cadastros restritivos, o que deverá ser observado por todos aqueles que, na cobrança de créditos, se utilizam de tais entidades.


Tainá Borges
OAB/RJ 211.587-E

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos