>
728x90 vacina (1)

STF julga constitucional a terceirização da atividade-fim

Por SEA - Coluna Jurídica
bnr am aniv resende 970x150

Na última semana, o Supremo Tribunal Federal declarou constitucional a terceirização, tanto na atividade-meio, quanto na atividade-fim das empresas.

Terceirização do trabalho é o processo pelo qual uma empresa ou instituição contrata outra empresa para prestar um determinado serviço, não se utilizando, portanto, de funcionários de seus próprios quadros.

No entendimento da maioria dos ministros do Supremo, não há lei que proíba a terceirização, não tendo tampouco sido comprovado que sua utilização precarize o trabalho ou viole a dignidade do trabalhador. 

Nos termos do entendimento que prevaleceu, proibir a terceirização da atividade-fim significa violar a livre-iniciativa e a livre concorrência, princípios que asseguram às empresas liberdade em busca de melhores resultados e maior competitividade.


Contudo, todo cuidado é pouco e somente uma assessoria jurídica especializada no tema terá condições de interpretar os parâmetros fixados pelo Supremo Tribunal Federal, prevenindo o empresário, a fim de que não forme passivo trabalhista desnecessário.

Raphael De Andrade Naves

OAB/RJ 189.441

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos