PORTO REAL
Em videoconferência realizada nesta quarta-feira, dia 23, com o prefeito Alexandre Serfiotis e o secretário de Governo, José Roberto Pereira da Silva, os diretores da Stellantis, grupo automotivo formado pela fusão entre Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën, dentre outras marcas, apresentaram para o governo municipal o processo produtivo na planta da empresa localizada em Porto Real, bem como as expectativas de investimentos e o lançamento de um novo carro.
O grupo Stellantis colocou em pauta também diversos assuntos como a abertura comercial do Brasil, reforma tributária e as tendências tecnológicas de mercado. O diretor de Relações Externas Brasil da Stellantis, Fernando Flórido, disse que o objetivo da empresa é antecipar as políticas regulatórias, resolver as questões tributárias e firmar os novos ciclos de investimentos, estudando previamente todos os desafios logísticos. “Enxergamos o prefeito Alexandre Serfiotis como um aliado nas discussões de pautas nacionais, que afetam o setor automotivo, por toda experiência e bom relacionamento construído em Brasília como deputado federal”, disse.
O prefeito Alexandre Serfiotis comemorou a possibilidade de novos investimentos. “Boas notícias são sempre bem-vindas. Fui informado que a fábrica da Stellantis, localizada aqui em Porto Real, prepara o lançamento de um novo veículo e a possível captação de três ou quatro fornecedores que vão se integrar à empresa, o que representa mais oportunidades de trabalho na nossa região”, disse.
A FUSÃO
A fusão do grupo automotivo foi anunciada em julho de 2020 e o nome Stellantis foi criado com base na palavra ‘stello’ em latim, cujo significado é ‘iluminar com estrelas’. Com a união o grupo Stellantis se torna o quarto maior na indústria de carros no mundo. “O significado iluminar com estrelas nos inspira para que as oportunidades sejam iluminadas no nosso município, pois o que realmente desejamos é que novas oportunidades de trabalho se abram para nossa população”, finaliza Alexandre Serfiotis.
LIDERANÇA NO BRASIL
Em janeiro, seu mês de estreia, a Stellantis somou 45.644 emplacamentos no Brasil, liderando o mercado nacional com 28,1% de participação. A empresa também posicionou cinco de seus modelos entre os 10 mais vendidos no país: Fiat Strada, Jeep Renegade, Fiat Toro, Jeep Compass e Fiat Argo.
As marcas que integram Stellantis tiveram o seguinte desempenho no mercado brasileiro em janeiro:
· Fiat – 30.888 veículos vendidos – 19% de participação de mercado – a marca mais vendida do Brasil
· Jeep – 12.127 veículos vendidos – 7,5% de participação de mercado
· Peugeot – 1.557 veículos vendidos – 1% de participação de mercado
· Citroën – 810 veículos vendidos – 0,5% de participação de mercado
· Ram – 304 veículos vendidos – 0,2% de participação de mercado