Itatiaia atrai novos empreendimentos apesar da crise econômica

0

Dados da Secretaria de Fazenda aponta demonstram que o município vem enfrentando bem a crise econômica com a atração de empresas de vários setores de atuação. Segundo levantamento, desde o início do ano foram abertas 923 novas MEs e EPPs, Microempresas (MEs) e Empresas de Pequeno Porte (EPPs).

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), José Luiz Sales, os números comprovam que o município caminha na contramão do panorama econômico nacional. “O município está atraindo novos empreendimentos que contribuem diretamente para o fortalecimento da economia local. Enquanto várias cidades sofrem com o fechamento de empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte, em Itatiaia a situação é diferente”, avalia o secretário.

Dentro deste panorama econômico a cidade ganhou recentemente uma unidade das Lojas Americanas, inaugurada no último sábado, dia 14. “Itatiaia já era um ponto de estudo da Americanas e quando surgiu a oportunidade da expansão vimos o potencial da cidade para receber uma loja. Desde que inauguramos, o movimento tem sido excelente e superou nossas expectativas. O modelo da loja aqui é express porque é específica para rua, então é um pouco menor no espaço físico, mas com a mesma qualidade das outras”, explicou o gerente da unidade de Itatiaia, Hugo Faria Domingos de Souza, que destacou o compromisso da empresa em contratar pessoas da cidade. “Todos nossos funcionários são de Itatiaia e caso venhamos a contratar mais pessoas também serão daqui. Estamos recebendo os currículos aqui em Itatiaia mesmo e colocando em nosso banco de dados para futuras oportunidades”, afirmou.

Microempreendedores

Outro grupo que cresce e movimenta cada dia mais a economia Itatiaiense são os Microempreendedores Individuais (MEIs). Segundo levantamento da sala do empreendedor, vinculada a Sedec, até o momento há 864 novas pessoas formalizadas no trabalho por conta própria.

Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico, José Luiz Sales, a vinda de novas empresas fortalece e diversifica o comércio local, faz girar a receita da cidade e ainda gera novos empregos para a população. “Em tempos de crise nós estamos recebendo empresas, indo à contramão do país e isso é excelente para a economia e para a população que tem mais opções de empregos. A Americanas era muito esperada pela população e todos seus funcionários são de Itatiaia”, disse o secretário.

Sales revela ainda que o município oferecerá novos postos de trabalho. “O Group SEB anunciaram em junho a contratação de 500 novos funcionários até dezembro, a grande maioria de nossa cidade e há ainda a Fembrás que já se instalou em Itatiaia e começou a funcionar. Estamos em contato com diversas empresas, de médio e grande porte, que começarão a se instalar na cidade no início do ano”, pontuou o secretário de Desenvolvimento Econômico.

Mega Domingo de Compras

A Prefeitura anunciou também que no dia 3 de dezembro acontecerá a segunda edição do projeto “Mega Domingo de Compras” que tem objetivo de fomentar e incentivar a economia de Itatiaia a fim de oferecer para os consumidores um espaço que combine momentos de lazer, entretenimento, cidadania e compras. A ideia é estimular lojistas e também atrair clientes para o ponto comercial central da cidade.

Promovido pela Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Turística de Itatiaia (Aciati), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a primeira edição do projeto aconteceu no dia 3 de setembro e reuniu, segundo os organizadores, cerca de dez mil pessoas no Centro de Itatiaia durante todo o domingo.

Deixe um Comentário