VOLTA REDONDA
A Emenda Constitucional nº 111/2021 trouxe novas regras para as eleições municipais deste ano, incluindo a possibilidade de realizar consulta popular simultaneamente às eleições, que possa impactar o interesse social ou político dos municípios. O Movimento Pela Ética na Política (MEP), a exemplo de pesquisas já realizadas, iniciou na segunda-feira, 11, em Volta Redonda, a primeira consulta de 2024 para que a população indique um tema de interesse da comunidade. A pesquisa do MEP encerra neste sábado, 16.
O resultado da pesquisa, com tema mais votado, será encaminhado à Câmara de Vereadores até o final de março. Se aprovado, será protocolado junto à Justiça Eleitoral. A proposta assim será incluída no pleito de outubro, desde que enviada 90 dias antes da eleição. Até ontem, 380 pessoas já tinham sido ouvidas.
SONDAGEM POPULAR SOBRE TEMAS SOCIAIS
Vale lembrar que, desde 1997, periodicamente, o MEP realiza sondagem popular sobre temas sociais junto à população de Volta Redonda. Dada a importância das eleições municipais, a primeira pesquisa do ano está realizando consulta sobre temas sociais. A socióloga e coordenadora da pesquisa, Ana Paula Vasconcelos, falou sobre a metodologia. Disse que as sondagens populares do MEP tiveram início em 1997 e são tradicionais em Volta Redonda.
Lembrou a socióloga que já foram coletadas informações sobre diversos temas, que posteriormente são empregados para gerar reflexões e debates junto à sociedade civil. “Nesta edição com os olhares voltados às eleições, temos a expectativa de obtermos em média 400 respostas com a participação dos moradores de todos os bairros do município. A amostra é não probabilística por cotas, com nível de significância de 95% e margem de erro de 5%”, comentou a coordenadora da pesquisa.