VOLTA REDONDA
O Sindicato dos Metalúrgicos realiza amanhã, das 6h às 18horas, um plebiscito que irá autorizar a entidade a negociar uma proposta para o retorno do turno de 8 horas com a Companhia Siderúrgica Nacional. A atividade acontece das 6h às 18horas na Praça Juarez Antunes, na Vila Santa Cecília.
“Desde 2008, a atual direção do sindicato vem defendendo, “com unhas e dentes”, a manutenção do turno de 6horas. E nunca abriu qualquer possibilidade de negociação, já que tínhamos condições jurídicas e embasamento legal para não discutir o assunto. Portanto, com esse novo cenário, após a aprovação da reforma trabalhista, não há mais a certeza que os argumentos legais garantirão a manutenção do turno de seis horas”, diz trecho do boletim informativo da entidade, 9 de Novembro.
Caso os metalúrgicos da empresa aprovem a discussão do turno, serão apresentadas algumas reivindicações para a empresa, como manutenção dos postos de trabalho, intervalo de uma hora de refeição, compensação financeira (abono), escala de turno escolhida pelos trabalhadores, com prazo de revisão de seis meses e a melhoria na qualidade da refeição dos trabalhadores. “A direção do sindicato entende que o turno de seis horas é a melhor opção, mas a palavra final é dos trabalhadores. Seguimos defendendo a atual forma de turno”, disse o presidente Silvio Campos.