PORTO REAL
Uma das propostas contidas no plano de governo do prefeito eleito de Porto Real, Alexandre Serfiotis (PSD), é o retorno das escolinhas de esportes coletivos. Recentemente, Serfiotis esteve no Rio de Janeiro para conhecer o projeto ‘Gol do Brasil’, ação social desenvolvida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Na ocasião, Alexandre, acompanhado do deputado estadual Bebeto (Podemos), participou de uma reunião com o secretário geral da entidade, Walter Feldman.
O projeto ‘Gol do Brasil’ tem como principal proposta promover a cidadania e educação por meio do futebol a crianças de 6 a 17 anos em situação de vulnerabilidade. O projeto segue os critérios das dez habilidades de vidas estabelecidas pela Organização Municipal da Saúde (OMS), que são: autoconhecimento, relacionamento interpessoal, pensamento crítico, pensamento criativo, empatia, resolução de problemas, tomada de decisões, manejo de emoções, manejo de estresse e comunicação eficaz.
Além das atividades práticas esportivas, os participantes contam com acompanhamento psicológico e assistência social. Em maio deste ano, a iniciativa ganhou o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), a partir de um acordo de cooperação celebrado visando à mensuração do impacto social de suas ações na vida e na comunidade dos participantes, incluindo crianças, instrutores e familiares.
Serfiotis afirmou que irá trabalhar para levar esse projeto com a chancela da CPF para Porto Real. Segundo ele, a intenção é implantar as escolinhas, permitindo, no contraturno da escola, a prática de uma atividade esportiva. “Tenho a certeza de que quando implantarmos o projeto, vamos transformar a vida das crianças, pois ele proporciona não só iniciação à prática esportiva, mas também desenvolve uma série de valores, como respeito, companheirismo e solidariedade”, explicou.
Walter Feldman elogiou o prefeito eleito pela iniciativa de firmar parceria com a CPF. “Alexandre tem essa sensibilidade, herdada do seu pai, que foi um grande gestor público e prefeito de Porto Real. Com certeza, faremos um grande convênio, uma grande parceria em prol das crianças do município”, declarou.
O deputado estadual Bebeto também destacou a importância da parceria com o futuro prefeito. “Alexandre é uma pessoa do bem e em quem eu acredito muito. Torço para que faça a diferença. Sou mais um dos parceiros que estará ajudando-o nesta caminhada”, finalizou.