PORTO REAL
O prefeito Alexandre Serfiotis, encaminhará nesta quarta-feira, dia 27, para votação na Câmara Municipal, um projeto de Lei que visa valorizar os agentes comunitários de saúde e de combate de endemias. O projeto segue as orientações da portaria do Ministério da Saúde (MS) relacionadas à emenda constitucional. Os trâmites burocráticos estão sendo finalizados para que o município possa cumprir essa emenda.
De acordo com a portaria publicada no Diário Oficial da União, fica estabelecido que os agentes comunitários e de combate a endemias, terão seus vencimentos ajustados para R$2.424. Esse valor será repassado na forma de Assistência Financeira Complementar da União. “O Ministério da Saúde orientou estados e municípios, para que se adequem à emenda constitucional, permitindo que os agentes devidamente cadastrados no SUS, possam receber o novo valor de remuneração”, explicou o secretário de Saúde do município, Renato Ibrahim.
Pensando nos agentes municipais que poderão ser agraciados com o novo valor do vencimento, o prefeito Alexandre Serfiotis, encaminhará para a câmara de vereadores o projeto de Lei que permite que o município receba essa verba do governo federal, através do Ministério da Saúde. “Estamos dando prioridade a emenda constitucional 120, para garantir aos agentes comunitários e de endemias o direito ao novo piso salarial, já elaboramos o projeto de Lei para que o poder legislativo possa analisar e aprovar, logo após o término do recesso parlamentar. Eu, como médico, jamais poderia deixar de valorizar aqueles que trabalham muito pela população. Assim que aprovado na câmara de vereadores, iremos atender a emenda e, muito em breve, os agentes do nosso município serão contemplados”, destacou Serfiotis.