>
728x90 vacina (1)

Semana do Brincar tem diversas atividades em escola de Resende  

Por Idel Pinheiro
bnr am aniv resende 970x150

RESENDE

A Escola Municipal Lídia Pires de Magalhães está com uma programação especial para marcar as atividades da Semana do Brincar. Até a próxima sexta-feira, dia 31, serão realizadas diversas brincadeiras e atividades voltadas para todos os alunos da unidade. Além das atividades nesta escola, diversas outras unidades na rede municipal terão atividades que valorizam o ato de brincar, fazendo com que as crianças aprendam de forma lúdica, além de fortalecer a convivência entre os pequenos.

O cronograma da Escola Lídia Pires prevê brincadeiras como caminhada com bexiga, corrida da colher, passa bola com os pés, vôleixiga, entre outros. As atividades acontecem no turno da manhã e da tarde, com acompanhamento de professores e funcionários. Ao todo, cerca de 220 alunos fazem parte do corpo estudantil da unidade, sendo 189 alunos do Pré I ao 5º ano e mais 30 alunos do Projovem Urbano. O Dia Internacional do Brincar, que é referência para a mobilização das escolas, foi instituído pela Unesco, no dia 28 e conta com a participação de centenas de cidades dos cinco continentes.


Segundo a diretora Ana Lúcia Machado Santos, esta já é uma prática comum entre as escolas, que buscam fazer com que as crianças aprendam de forma lúdica, além de fortalecer a convivência entre os pequenos. “Esta é uma oportunidade de desenvolvimento da criança, pois através do brincar é possível aprender, experimentar, além de possibilitar relações sociais, organizar emoções e expressar a imaginação e a criatividade. Brincar ensina a respeitar, desenvolve a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora. Por essa série de benefícios é fundamental promover eventos como esse”, explica a diretora.

Para a secretária de Educação, Rosa Frech, o sucesso da Semana do Brincar é fruto do envolvimento dos professores, que perceberam a importância da ludicidade para o desenvolvimento infantil e se dedicaram a planejar e intervir no ambiente escolar visando acomodar as brincadeiras da criançada. Desta forma, todo lugar e espaço se transformam em “lugar de brincar e aprender”. “Durante a Semana do Brincar procuramos incentivar nossas unidades escolares a trabalharem o resgate das brincadeiras infantis, em especial as brincadeiras mais antigas, como as cantigas de roda, soltar pipa e girar o peão que, infelizmente, quase já não fazem mais parte do cotidiano infantil, pois cederam lugar aos jogos eletrônicos e tablets. É claro que essa nova realidade também é importante e pode ajudar no desenvolvimento de nossas crianças, mas é preciso ter equilíbrio e utilizar pedagogicamente as brincadeiras modernas e as tradicionais, pois todas têm o seu valor”, frisou a secretária.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos