BARRA DO PIRAÍ
De hoje até a próxima sexta-feira, dia 22, no auditório da secretaria de Educação acontece a V Semana da Educação Especial que terá como tema “Educação Especial na Perspectiva Inclusiva: uma construção de Todos”, que é direcionada aos profissionais da Rede Municipal de Ensino. A proposta tem como objetivo promover reflexão e estudo sobre os desafios desta etapa, de forma a contribuir com a prática docente na construção da chamada Educação Inclusiva. O evento é promovido pela Secretaria de Educação, em parceria com a Associação Casa de Brincar.
Para participar do evento, foram convidados professores da classe comum (da Educação Infantil ao 9º ao do Ensino Fundamental), bem como de escolas especializadas, que atuam com a clientela da educação especial na Rede Municipal de Ensino de Barra do Piraí.
De acordo com a chefe da Divisão da Educação Especial, Carla Miccichelli, durante a semana, os envolvidos buscarão explorar temas para estudo, discussão e reflexão diante dos desafios do tema proposto. “A Semana da Educação Especial nos mostra mais desafios a serem enfrentados, e um deles é como trabalhar com ela como educação inclusiva. Em relação aos municípios do entorno, Barra do Piraí está bem à frente, pela proposta de trabalho, no atendimento de alunos”, avaliou Carla acrescentando que o evento serve para a formação continuada de professores, e que, depois dessa, vão melhorando a prática docente, com estudo, reflexão; com a inclusão nas classes comuns.
Carla revela que, segundo dados da secretaria de Educação, hoje Barra do Piraí possui 42 escolas e, na maioria, com alunos matriculados pertencentes ao Atendimento Educacional Especializado (AEE). Hoje são mais de 410 alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino e que são alunos com deficiência. “Em 2017, com o aumento da demanda de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras deficiências, matriculados nas classes comuns e nos chamados AEE da Rede Municipal de Ensino, será possível oportunizar momentos de estudo e reflexão aos docentes com os temas destacados na programação da Semana da Educação Especial”, finalizou a chefe de divisão.