SUL FLUMINENSE
A região está em projeção nacional. Durante a COP30, o Ministério das Cidades anunciou os vencedores do Prêmio Bicicleta Brasil 2025, e o projeto ‘O Circuito’, desenvolvido pela ADR Sul Fluminense, alcançou o 2º lugar na categoria Desenvolvimento OSC, uma das mais concorridas da premiação.
As prefeituras de Barra Mansa, Quatis, Resende, Valença, Vassouras, Pinheiral, Mendes e Rio Claro também integram a rede de colaboração. São mais de 450 quilômetros de trilha, com múltiplos roteiros turísticos, lingando as regiões do Vale do café à Agulhas Negras. Detalhes sobre a Rota podem ser conhecidos em https://www.ocircuito.com.br/circuito.
O reconhecimento celebra o avanço do cicloturismo, a articulação regional e o impacto positivo do uso da bicicleta como vetor de desenvolvimento econômico, social e sustentável. O projeto contou com apoio decisivo do Sebrae Rio, parceiro estratégico desde a concepção da iniciativa.
Para Pericles Aguiar, presidente da ADR, o reconhecimento reforça o valor do voluntariado regional. “Todo trabalho voluntário merece respeito. Ser premiado nacionalmente é espetacular. Agradeço ao Eixo Turismo e a todos que acreditam na agenda da ADR Sul Fluminense”.
O projeto tem apoio estruturante do Sebrae, parceiro na mobilização regional e no suporte técnico para fortalecer negócios e ampliar a rota turística, e envolve mais de 800 empreendimentos.
De acordo com a coordenadora do Sebrae Rio no Médio Paraíba, Paola Tenchini, a iniciativa fortalece os pequenos negócios. “O Sebrae acredita no cicloturismo como uma poderosa ferramenta de desenvolvimento territorial, capaz de gerar renda, fortalecer pequenos negócios e impulsionar o turismo sustentável. Esse prêmio mostra que estamos no caminho certo e reforça a importância de parcerias consolidadas, como a que temos com a ADR e com as prefeituras da região”, afirma.
A edição 2025 recebeu 434 propostas — quase seis vezes mais que no ano anterior. O Circuito obteve a nota 8,46, ficando atrás apenas do Bicicletário Modelo, de São Paulo. Todas as iniciativas habilitadas receberam o Selo Bicicleta Brasil, que reconhece boas práticas de mobilidade, lazer, saúde e inclusão.
Uma rota, muitas mãos
O Circuito de Cicloturismo do Sul Fluminense nasceu da união de ciclistas, poder público, instituições de apoio e voluntários. Seu idealizador, Evandro Glória, relembra a construção colaborativa dos 456 km de trajeto totalmente georreferenciado. “Foram dias incríveis, momentos inesquecíveis. Contar com o apoio de ciclistas da região para definir cada trecho do percurso foi fundamental. Esse prêmio é de toda a região”.
A emoção também marcou o momento para Denyse Syngulani, diretora do Eixo Turismo da ADR entre 2019 e 2025. “Foram anos implantando esse projeto. Só tenho a agradecer aos voluntários, às prefeituras, aos patrocinadores e ao Sebrae. Foi um trabalho conjunto, cheio de desafios, e agora reconhecido nacionalmente.”
À frente do Eixo Turismo desde outubro, Mariane Vilela Carraro comemorou a conquista. “Receber essa premiação neste momento traz uma energia incrível para seguirmos fortalecendo o Circuito todos os dias”.