VOLTA REDONDA
Todas as 46 unidades da Atenção Primária à Saúde de Volta Redonda funcionaram, exclusivamente para o atendimento à mulher, nesse sábado, 21, pelo segundo “Dia D” da campanha “Primavera Rosa”. A ação para facilitar o acesso aos serviços de diagnóstico dos cânceres do colo do útero e de mama, registrou 678 coletas de preventivo (Papanicolau) e 481 mamografias agendadas.
A “Primavera Rosa”, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai até 22 de dezembro e tem como objetivo ampliar o atendimento à mulher e conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce. Necessário para aumentar a eficácia do tratamento e diminuir a mortalidade pelos cânceres do colo do útero e de mama. “Neste período, as unidades da Atenção Primária à Saúde vão atender às mulheres de forma espontânea, sem agendamento, mas aquelas que quiserem agendar seu atendimento para coleta do preventivo e também para acesso ao encaminhamento da mamografia, podem procurar a unidade mais próxima da sua residência”, disse a secretária de Saúde, Maria da Conceição de Souza Rocha, lembrando que ainda estão previstos mais dois “Dias D” nos sábados 18 de novembro e 9 de dezembro.
O público-alvo para a coleta do preventivo é formado por mulheres de 25 a 64 anos e os exames de mamografia são recomendados para mulheres a partir de 40 anos.
CONSULTAS COM MASTOLOGISTA
Também nesse sábado, 21, a Policlínica da Mulher de Volta Redonda Dr. Júlio Pereira Gomes iniciou um mutirão para consultas com mastologista. Em mais uma ação pela “Primavera Rosa”, 95 vagas foram disponibilizadas e 82 mulheres foram atendidas.
A policlínica dará continuidade ao mutirão nos dias 28 e 30 de outubro. As pacientes que já estão aguardando para serem atendidas pela especialidade estão sendo convocadas por telefone. E quem não puder comparecer deve avisar com antecedência a desistência, pelo telefone: (24) 3339-9508.