VOLTA REDONDA
No próximo dia 16, o Grupo Cênico Estudarte estreia com a segunda temporada do projeto ‘Pequenas leituras’. O evento acontece no Premium Café Brasil (espaço anexo ao teatro Gacemss 1), a partir das 19h30min, com entrada franca, trazendo mais textos e sendo interpretados pelos atores Albinno Oliveira Grecco, Lucas Goulart, Ramon Amorim e Rodrigo Hallvys.
De acordo com o ator e diretor, Rodrigo Hallvys, a edição de janeiro do ‘Pequenas leituras’ acontece de forma concomitante ao workshop de ritmo cênico que a RH Soluções Artísticas produzirá dos dias 13 a 17 de janeiro, na sede da empresa, em Volta Redonda, tornando a apresentação do dia 16 um laboratório para análise de construção de voz, que é um dos focos do workshop. “Há algum tempo estamos reparando como tons vocais são pouco trabalhados nas novas gerações de artistas. Não é só o corpo que precisa de construção. Muita gente passa anos fazendo diversas personagens e usando a mesma voz, a mesma projeção e o mesmo volume em cena. Atores precisam ir além e o ‘Pequenas leituras’ tem sido um trabalho mensal que já expõe isso”, acrescenta.
O evento acontece de forma intimista no quesito familiar. O público senta próximo aos atores, que ficam em cadeiras pré-dispostas e vão fazendo leituras dramatizadas alterando vozes e velocidade a cada mudança de texto, sendo vários a cada noite. O rodízio do elenco nas leituras auxilia também que o público imagine as cenas enquanto as personagens são interpretadas basicamente só com vozes. “Em todas as edições tivemos reação imediata da plateia, que chega a dar gargalhadas altas em alguns momentos. O mais interessante é que o elenco só descobre quais textos terá em mãos para a leitura cerca de uma hora antes do evento, trabalhando a velocidade do raciocínio dos atores para improvisar as vozes de acordo com a necessidade que vê no início de cada texto”, exemplifica Rodrigo.
COMEMORAÇÃO
O Estudarte ainda tem motivos de sobra para comemorar. ‘Mulheres desesperadas’, uma das comédias mais famosas apresentada pelo grupo, está concorrendo ao Prêmio Olho Vivo 2019 e estará em cartaz no dia 14 de fevereiro, dentro da Maratona Cultural que acontecerá no Teatro Maestro Franklin de Carvalho Júnior (anexo ao Colégio Getúlio Vargas), em Volta Redonda. “O convite veio para a edição de 2018 e infelizmente não conseguiríamos conciliar as agendas para a apresentação, pois eu não estava na região. Tivemos nova oportunidade desta vez e já estamos em bateria de ensaios com o elenco atual. – explica Rodrigo.
O espetáculo, lançado em 2008, já representou Volta Redonda no festival Novas Cenas, em 2010, no Rio de Janeiro. Participou do evento ‘Mídia em ação’, no Gacemss em 2009, e integrou quatro dos festivais do Estudarte, sempre arrancando gargalhadas do público enquanto, em contra partida, estimula a reflexão sobre a importância da união familiar. Agora, com texto trazendo novas cenas inseridas, o espetáculo volta a público prometendo ainda mais momentos de humor e pensamentos sobre o comportamento humano.
NOVOS INTEGRANTES
O Estudarte completará 17 anos de vida em março e, interessados em participar do workshop de janeiro terão oportunidade de se estender à Oficina de interpretação cênica de Rodrigo Hallvys a partir de fevereiro, tornando-se membros do grupo e sendo escalados para participarem de outras edições do ‘Pequenas leituras’, bem como de edições do festival de artes integradas ‘ReVolta com poesia’, ‘Quase lá!’, ‘Dia Zen’ e do ‘X Festival de teatro do Estudarte’, eventos que possuem programações previstas para todo o decorrer do ano.