BARRA MANSA
Depois de pouco mais de oito meses chegou ao fim mais uma edição do projeto Câmara Jovem, desenvolvido pelo Legislativo de Barra Mansa, sob coordenação do vereador Wellington Pires (PP). Os 19 estudantes eleitos nas escolas conheceram o funcionamento da câmara, aprenderam sobre indicações, projetos de lei e requerimentos, elaboraram seus pleitos e se reuniram com o prefeito Rodrigo Drable (DEM). O último encontro deles aconteceu na tarde de hoje, 28, com uma sessão de encerramento.
Dezoito proposituras – entre indicações e requerimentos – foram aprovados pelos estudantes. Elas foram apresentadas ao prefeito que se comprometeu em colocar algumas em prática, como por exemplo, a destinação de um ônibus gratuito para os estudantes que quiserem participar dos Jogos Escolares de Barra Mansa (Jebam). O projeto de lei que foi escolhido para representar o Câmara Jovem será colocado em discussão no Legislativo no próximo ano. Trata-se da ideia de Mila Sol Camargo, que torna obrigatória a inclusão da história de Barra Mansa e de um circuito cultural na disciplina de História, ministrada na rede municipal de educação.
O idealizador do projeto, Wellington Pires, disse que a consciência crítica é o principal objetivo. Ele afirmou que apesar de ouvir de muitos que se interessarão no futuro em seguir na política, o que fica é o conhecimento que eles tiveram sobre o Legislativo. “Foi uma grande oportunidade que tiveram em adquirir conhecimento. Hoje vocês sabem qual é a função do vereador, o que pode ou não virar projeto de lei e podem ser pessoas conscientes na sociedade”, disse.
Nesse ano, segunda edição do projeto, algumas mudanças foram realizadas. Questionado se isso pode acontecer de novo em 2020, Wellington disse que discute o projeto com as diretoras após o início do ano letivo e ouve as opiniões para adequações que possam ser sugeridas, mas adiantou que o tema da redação pode sofrer alteração. A redação é um dos requisitos para os jovens poderem participar do Câmara Jovem.
A presidente nesta edição do Câmara Jovem Marcela Nunes, falou sobre a participação no projeto. Ela agradeceu aos funcionários da câmara e ao vereador Wellington Pires. “O projeto foi muito importante para todos nós e nos marcou. Adquirimos muito conhecimento através dele”, disse. A diretora Regina Célia, de uma das escolas participantes, destacou que não foi apenas o conhecimento do processo legislativo que foi apresentado aos alunos. “Estamos falando de empoderamento. Por exemplo, meu aluno Arthur se sentiu diferente e amadureceu muito nesse período”, contou.
PARTICIPANTES DO PROJETO
Arthur Henriques Veloso de Almeida – representante do Colégio Municipal Antônio Rocha; Bernardo Cabral Vitorino da Silva – representante do Colégio Municipal Luiz Amaral; Camily Vitória Rodrigues- representante do Colégio Municipal Damião Medeiros; Eduarda Ferreira Brasil – representante do Colégio Municipal Maurício Amaral; Elis da Silva Rafael – representante do Colégio Municipal Prefeito Marcello Drable; Elisa Paiva Teixeira de Andrade – representante do CIEP 054; Francisco Lukas da Silva Lima – representante da Escola Municipal Gelson Silvino; João Gabriel Ferreira Eduardo – representante do Colégio Municipal Clécio Penedo; Larissa F Mendes Roque – representante do Colégio Municipal Joaquim Peixoto Júnior; Lian Pereira Augusto – representante do Colégio Municipal Washington Luiz; Marcela Nunes de Melo- representante do Colégio Municipal Antônio Pereira Bruno; Marcelle Landim da Cunha – representante do Colégio Municipal Paulo Basílio de Oliveira; Maria Isabel Gomes Lins da Silva – representante da Escola Estadual Municipalizada Santo Antônio; Maria Victória Santos Mendonça – representante do Colégio Municipal Joaquim Maria da Silva; Bianca Conceição – representante da Escola Estadual Municipalizada Rialto; Milla Sol Nunes Camargo – representante do Colégio Municipal Dr. Elvino Ferreira; Otávio Amorim Aleixo – representante do Colégio Municipal Padre Anchieta; Pedro Lucas da Rocha Monteiro – representante do CIEP Ada Bogato; Camila Gonçalves de Oliveira – representante do Colégio Municipal Bartholomeu Anacleto.