a voz da cidade

Jornada de 30 horas para enfermeiros é debatida em audiência Pública em Resende

Por Cyntia Freitas
gripe 1500x230

RESENDE

A regulamentação da jornada de 30 horas semanais dos profissionais de Enfermagem foi debatida na tarde desta segunda-feira, dia 16, em uma audiência pública realizada no Plenário da Câmara Municipal. O encontro foi marcado a pedido do vereador Reginaldo Paulo da Silva, o Reginaldo Engenheiro Passos (Podemos) e contou com a presença da deputada Enfermeira Rejane (PCdoB-RJ); do presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Resende, Georvânio Paulo da Silva Sousa; do representante do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-RJ), Paulo Fischer; do superintendente de Enfermagem do Hospital de Emergência, André da Conceição; e dos vereadores.

Georvânio lembrou que, embora o edital do concurso para enfermeiros do município preveja a carga de 40 horas semanais, ela pode ser reduzida por meio de acordos, mas sem a garantia de que será mantida. A solução, segundo o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Resende, é a regulamentação da carga horária desses profissionais pela prefeitura. “A saída é a municipalização da jornada de trabalho de 30 horas, que valeria apenas para servidores públicos”, destacou Sousa.


Reginaldo disse que a Casa já está se movimentando para cobrar do Executivo a regulamentação das 30 horas para os enfermeiros-Divulgação CMR

“É muito pesado cuidar da saúde do outro, é muita responsabilidade; não por acaso a jornada de trabalho do médico é de 24 horas semanais. Precisamos lembrar que o profissional de Enfermagem é quem passa as informações sobre o paciente para o médico e que a pandemia mostrou para a sociedade a nossa importância”, argumentou a deputada Enfermeira Rejane. Ela ressaltou que a melhoria depende do empenho e da união da categoria dos enfermeiros. “Em alguns lugares a Enfermagem já conquistou as 30 horas semanais, mas é preciso que isso seja regulamentado, garantido. O Município precisa colocar a jornada de trabalho da Enfermagem em lei”, apontou a deputada.

O presidente da Câmara de Resende, Reginaldo Engenheiro Passos disse que vai fazer o possível para manter a luta da categoria em evidência e declarou que a Casa já está se movimentando para cobrar do Executivo a regulamentação das 30 horas para os enfermeiros. “Estaremos de portas abertas para receber e aprovar a iniciativa do Executivo nesse sentido. Os enfermeiros são o principal pilar da Saúde e essa conquista será a correção de uma injustiça histórica”, defendeu o presidente.

Em nível federal, o projeto de lei que propõe a adoção da jornada de 30 horas semanais para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem (PL 2.295/00) foi tema de debate na Câmara dos Deputados, em Brasília, nos últimos dias. O projeto está em tramitação há mais de 20 anos, mas representantes de entidades de classe afirmam que tal reivindicação teve início no Brasil em 1955.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos