ITATIAIA
O secretário de Educação do município, João Miguel Barcellos, informa a população que o Ministério da Educação (MEC) lançou a cartilha “Recomendações para Proteção e Segurança no Ambiente Escolar”. Ele explica que a cartilha está disponível online, para orientar a comunidade escolar, incluindo estudantes, professores, gestores, profissionais de saúde mental, segurança e outros. A iniciativa faz parte das ações desenvolvidas pelo Grupo de Trabalho Interministerial (GTI), coordenado pelo Ministério da Educação, para proteger o ambiente escolar.
O objetivo da cartilha é tornar mais eficazes os programas de prevenção, intervenção e posvenção (cuidados psicológicos com aqueles que sofrem grande trauma) de atos de violência nas escolas e universidades. O documento fornece orientações diferentes para os entes federados, as redes e as instituições de ensino. Além disso, a cartilha ainda informa os canais de denúncia criados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Operação Escola Segura, e pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, que disponibilizou um número de WhatsApp exclusivo para denúncias, além do Disque 100.
João Miguel informa que o material está disponível desde a última quarta-feira, dia 19, e tem como público-alvo estudantes, familiares e/ou responsáveis, profissionais de educação, saúde mental, segurança, proteção e assistência social, gestores e conselheiros, pessoal de resposta a emergências, entre outros. “A cartilha destaca a importância dos gestores das instituições de ensino reunirem a comunidade escolar para desenvolver estratégias apropriadas para seus próprios ambientes educacionais e comunitários”, explica o secretário de Educação de Itatiaia.
Os interessados podem acessar a cartilha pelo link: https://www.gov.br/…/cartilha_recomendacoes_protecao…