VOLTA REDONDA
Visitar equipamentos públicos de Volta Redonda. Assim foi a agenda nesta segunda-feira, 14, do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes. O primeiro encontro foi o com prefeito Antonio Francisco Neto. O presidente da Faetec, Alexandre Valle, e a equipe de assessores do secretário também participaram do encontro articulado pelo deputado estadual Munir Neto.
O prefeito Neto agradeceu ao governador por ter um olhar diferenciado para Volta Redonda e todo o interior do Estado. “E ao secretário Anderson Moraes, que é mais um representante dessa parceria do Governo do Estado e Volta Redonda, que tem gerado muitos investimentos e melhorias para nossa população”, afirmou.
A comitiva depois da reunião no gabinete, acompanhada dos secretários municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sérgio Sodré, e de Educação, Osvaldir Denadai, além do vereador Rodrigo Furtado, seguiu para o prédio do futuro Museu da Ciência e Tecnologia de Volta Redonda, no bairro Laranjal. O equipamento, que está quase pronto e fica localizado ao lado do Teatro Maestro Franklin de Carvalho Jr., recebeu investimento do Governo do Estado.
A obra conta com recursos do Governo do Estado e impressionou o secretário Anderson. “Espetacular! O sentimento, quando você olha para o equipamento, é que parece que é a iniciativa privada que fez, sabe? Porque é feito com muito carinho, com equipamentos que a gente percebe que vai ter uma grande durabilidade e não tem porque o Governo do Estado, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação não sermos parceiros de um projeto como esse”, afirmou o secretário Anderson Moraes, que é deputado estadual licenciado.
Durante a visita, a equipe conferiu uma projeção do planetário e conheceu todos os andares do museu. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico apresentou os espaços e explicou como cada área vai funcionar.
Sérgio Sodré reforçou que o apoio do Estado será essencial para colocar o museu em funcionamento o quanto antes e beneficiar milhares de moradores.
O Museu contará com auditório, exposições fixas e temporárias, equipamentos interativos e até um passeio virtual pelo Zoológico Municipal com uso de óculos especiais.
Na área externa, o destaque será o planetário com tecnologia de projeção em 360°, com capacidade para 62 pessoas e total acessibilidade. Um anfiteatro e espaços ligados à astronomia também farão parte do complexo.
Depois da visita ao museu, a comitiva seguiu para o Centro Municipal de Educação Infantil Dauro Aragão, no bairro Tangerinal. O secretário estadual ficou impressionado com a qualidade do trabalho da unidade.
Lá, ele conheceu a sala Espaço Maker, onde as crianças são incentivadas com métodos baseados na neurociência, e o Centro de Pesquisa em Educação Infantil Eureka.
Segundo o secretário, estruturas como essa precisam ser valorizadas por todos os setores políticos. “Nunca vi nada parecido na rede pública”, afirmou.
O secretário municipal Osvaldir Denadai destacou o orgulho pelo reconhecimento e reforçou que a visita também foi importante para ampliar parcerias com a Faetec. Já o presidente da Faetec, Alexandre Valle, colocou a instituição à disposição do município. Ele elogiou a qualidade da creche e afirmou que poucas instituições privadas oferecem o que viu ali.
Por fim, o deputado Munir Neto agradeceu a todos os envolvidos, destacando a importância da união de forças para trazer mais investimentos e melhorias para Volta Redonda.
A visita foi encerrada com uma nova reunião no gabinete do prefeito Neto, com a presença do subsecretário de Articulação Institucional da Secretaria do Gabinete do Governador, Rodrigo Drable.