BARRA MANSA
O Secretário de Saúde de Barra Mansa, Sérgio Gomes, falou na manhã desta segunda-feira, 07, sobre a situação da Covid-19 no município. De acordo a última informação divulgada pela prefeitura, a cidade possui 5.109 casos positivos, 4.611 recuperados, 190 óbitos e 308 casos ainda ativos. A Gerência de Vigilância em Saúde informou que o hospital Santa Casa, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro, Hospital da Mulher e o Centro Covid, possuem no total 67% de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis e 33% ocupados. Já sobre clínico, são 58% disponíveis e 42% ocupados. Em relação aos respiradores, no geral as unidades possuem 94% disponíveis e 6% ocupados.
Sérgio Gomes, afirma que Barra Mansa está conseguindo manter os leitos e equipamentos disponíveis para tratamento dos cidadãos acometidos pela Covid-19. “Estes resultados são frutos de muito trabalho, dedicação e preocupação. Para se ter ideia, nossa cidade é a única no Sul Fluminense a realizar a testagem em massa. São cerca de 300 exames realizados a cada edição do evento. Nós já levamos os testes para os bairros mais afastados do Centro e vamos continuar este trabalho como forma principalmente, de colocar em distanciamento social aquelas pessoas que estão assintomáticas para a doença, mas transmitindo o vírus”, disse o Sérgio Gomes.
Até a noite deste domingo, 06, dos 12 leitos de UTI da Santa Casa, seis estavam ocupados e outros seis disponíveis. Dos 44 leitos clínicos, 16 estavam sendo utilizados e 28 permaneciam disponíveis. Já com relação aos respiradores, dois estavam sendo utilizados e 20 estavam à disposição.
Ainda segundo Sérgio, no Centro de Triagem e Tratamento da Covid, na Região Leste, dos quatro leitos de UTI, apenas um estava em uso; Já dos 14 leitos clínicos, 12 estavam ocupados e dois disponíveis. Existem quatro respiradores na unidade. Todos estavam disponíveis. No hospital da Mulher há um leito de UTI. Ele permanecia disponível. Já o leito clínico estava ocupado. A unidade é dotada de um respirador para pacientes com Covid ou suspeito da doença. O aparelho estava disponível. Já na UPA Centro, os quatro leitos de UTI existentes permaneciam disponíveis, assim como os 10 leitos clínicos e os quatro respiradores.
AMBULÂNCIA
O Secretário frisou que o transporte de pacientes em ambulâncias não foi afetado no município. “A Secretaria de Saúde é a responsável pela regulação do transporte de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e até o momento o serviço está sendo realizado sem qualquer transtorno”, afirmou o secretário.
MEDIDAS DE PREVENÇÃO
A Prefeitura de Barra Mansa informou em nota, que vem fortalecendo as ações para conter o avanço da Covid-19. Equipes da Secretaria de Saúde estão realizando testagem em massa em diversos bairros para mapear a doença no município. “As unidades de Saúde também estão realizando os exames para detecção de Covid-19, assim como organizando o fluxo de atendimento nos postos para auxiliar a fluidez dos serviços nas Upas. As cinco unidades sentinelas tiveram seu horário de funcionamento ampliado até às 22 horas, assim como o número de equipes, para atender especificamente os casos de Covid-19”, informou a nota, acrescentando que a prefeitura está cumprindo os itens acordados com o Ministério Público e a Fiscalização de Posturas está nas ruas, fiscalizando comércios e ambulantes, assim como implementando iniciativas em parceria com a Vigilância Sanitária.