Evento solene marca 46 anos do Grêmio Barra-Mansense de Letras

0

BARRA MANSA

Em comemoração aos 46 anos de fundação, o Grêmio Barra-Mansense de Letras (Grebal) realizou um evento solene na última sexta-feira, dia 5, véspera da data oficial do aniversário, 6 de março. Com respeito às medidas sanitárias, a solenidade, que aconteceu na sede, foi restrita a membros da diretoria e do conselho fiscal da entidade. E contou com depoimentos, declamação, homenagens e música ao vivo com repertório de Elis Regina.

O presidente do Grebal, Paulo Rangel, destacou que a data marca também um ano de gestão da atual diretoria e as conquistas ao longo desse período, como revitalização do espaço e a presença em constante evolução da entidade nas redes sociais. Segundo ele, os projetos virtuais alcançam milhares de pessoas, o que torna o Grebal mais acessível. Além de promover a modernização, mantendo a tradição e valorização da história.

“Nós conseguimos fazer grandes realizações mesmo neste momento difícil, de dificuldades. Revitalizamos o espaço, nos adaptamos ao mundo virtual, o que é muito importante agora”, sintetizou Paulo, que agradeceu e parabenizou todos os membros que “vestiram a camisa e acreditaram”. Ele reforçou ainda sobre a necessidade de realizar o encontro, mesmo com o distanciamento, para resgatar o orgulho dos associados em ir ao Grebal e ver as novidades.Entre os momentos marcantes da solenidade, Rangel foi surpreendido com diversos depoimentos emocionantes de diretores e conselheiros sobre sua atuação à frente da presidência. O conselheiro Carlos Elias dos Santos Curty evidenciou o privilégio da instituição em fazer reformas durante a pandemia. E que o período ficará marcado na história. Ele também considerou que o “Grebal é uma casa da cultura de Barra Mansa”.

Também admirada com as mudanças na sede, a segunda secretária, Nely Guedes, contextualizou sobre sua relação com o grêmio, que apresenta por onde vai, e contou que conheceu através de uma professora. “O Grebal me salvou a fazer o que gosto, ler, escrever e participar. Tenho muito orgulho e hoje estou realizada em tudo, emocionada”, declarou ao agradecer o presidente por “fazer em Barra Mansa uma instituição nesse nível”.

Um marco desta gestão também é a pluralidade artística em cada realização. Para celebrar o aniversário, o diretor de patrimônio, Menulfo Nery Bezerra, encantou todos com a declamação do poema autoral “Renovação”. E com a marcante voz da cantora Sandra Regina, os presentes resgataram memórias e se emocionaram com as músicas da eterna Elis Regina. No evento também houve entrega de outorgas aos diretores, como homenagem do Conselho Fiscal, os presentes cantaram o hino de Barra Mansa na abertura e o encerramento contou com os parabéns à entidade.

Impactante
Como não há eventos periódicos no Grebal desde o início da pandemia, os associados não frequentam a sede como antes. E para muitos, a modernização do local foi um grande impacto. Como avaliou o primeiro tesoureiro, Jorge Salvador Barbosa, ao dizer que embora sejam muitos anos, o Grebal está rejuvenescendo. “Está avançando no tempo, mas se modernizando. São mudanças impactantes e muito profissionais”, ressaltou.

Sarau de aniversário
Ainda em comemoração aos 46 anos, o Grebal estreia neste sábado, dia 6, uma série de vídeos que serão publicados diariamente na página do Facebook, de associados e amigos do grêmio. Quem quiser participar, basta enviar mensagem pelo WhatsApp e solicitar informações: (24) 9 9912-1975.