Secretário alerta população sobre aumento de casos de Síndromes Gripais em Resende

Por Cyntia Freitas

RESENDE

O secretário de Saúde do município, Alexandre Vieira, o Tande, usou as redes sociais na noite de quarta-feira, dia 12, para alertar população sobre o aumento exponencial do número de atendimento de Síndromes Gripais tanto no Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Gregori, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas e até nos hospitais particulares do município. Houve um aumento de 150% na procura de pessoas para fazer o teste de Covid-19, com relação a última semana.

Em visita as unidades de saúde o secretário constatou o aumento do movimento. Ele disse que na noite de quarta-feira foi o dia que mais foi registrado atendimento de pessoas com síndrome respiratória no Hospital de Emergência e na UPA 24 horas, desde o início da pandemia da Covid-19 em 2020. “Quase 500 pessoas atendidas. Para nossa felicidade, a grande maioria com casos leves, quase ninguém internando. No entanto, um aumento muito grande aqui no Centro de Triagem, que fica na área externa do Hospital de Emergência, na Unidade de Pronto Atendimento e em todos os hospitais privados do município, que já anunciaram que não estão mais testando pacientes com sintomas leves”, explicou Tande.

Ele esclareceu que foram realizados cerca de 300 testes por dia na tenda da UPA e no Hospital Municipal de Emergência, nos últimos dias. O secretário recomendou a população que só procure o atendimento médico em caso de necessidade e não apenas para testar até para não contrair a doença nos locais.

Tande Vieira disse que prefeitura reforçou equipe de profissionais de Saúde-Redes Sociais

Tande também informou que a prefeitura vem adquirindo testes rápidos de antígeno para Influenza e Covid-19 e sorologia para coronavírus para utilização no município desde o início da pandemia. “Além disso, estamos recebendo testes rápidos de antígeno do governo federal e testes RT-PCR que são processados pelo Lacen-RJ. Vale lembrar que a prefeitura não está com falta de testes, com o aumento na quantidade de casos, nos últimos dias. O que acontece é que as unidades de atendimento de emergência ficaram com um número muito grande de pessoas para consulta, mas não há falta”, explicou, completando que a prefeitura reforçou o contingente de profissionais da saúde no município.

De acordo com o secretário de Saúde, em caso de sintomas leves de gripe, é recomendado que o paciente faça o isolamento por sete dias, tomando as demais medidas de proteção. Além disso, há um apelo para que todos continuem seguindo as medidas de segurança restritivas na cidade.

DESABASTECIMENTO DE TESTES

A Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), através de seu Comitê de Análises Clínicas, orientou por meio desta nota emitida em seu site no último dia 12, acerca da utilização criteriosa de testes para evitar risco de redução de oferta de exames para detecção da Covid-19.

A Abramed alerta que, assim como em outras partes do mundo, a alta demanda de exames laboratoriais para o diagnóstico da Covid-19 trouxe ao setor de medicina diagnóstica brasileiro a preocupação com a falta de insumos necessários para a realização desses exames.  “A alta transmissibilidade da nova variante Ômicron causou aumento exponencial de casos, o que vem demandando significativo aumento da capacidade produtiva global de testes, tanto de PCR como de antígeno, e se os estoques não forem recompostos rapidamente poderá ocorrer a falta de oferta de exames. Quando avaliamos as notícias que vêm de outros países, de que eles já estão sem insumos, é certo que o problema chegará ao Brasil, não sendo possível mensurar nesse momento até quando poderemos atender, pois os estoques são variados dependendo do laboratório e da região, mas há um risco real de desabastecimento”, informa a nota técnica.

A Abramed recomenda aos associados a priorização de pacientes para efetuarem os testes, segundo uma escala de gravidade: Pacientes que tenham maior gravidade de sintomas; Pacientes hospitalizados e cirúrgicos

Pessoas no grupo de risco; Gestantes; Trabalhadores assistenciais da área da saúde, Colaboradores de serviços essenciais.

HOSPITAL INTERROMPE TESTES EM CASOS LEVES

Um dos dois hospitais particulares existentes no município, a Unimed Resende, comunicou aos usuários em sua página do Instagram, que suspendeu os testes para Covid-19 e Influenza para casos leves. “Frente ao crescimento de casos de síndromes gripais nos últimos meses e a escassez no mercado nacional de insumos usados para a realização de exames, a Unimed Resende interrompeu desde a última quarta-feira, dia 12, a realização de testes para Covid-19 e Influenza em pacientes considerados leves em seu hospital próprio. A medida é temporária e visa preservar o estoque de testes para os pacientes mais graves e internados. A mesma ação vem sendo adotada por diversas unidades de saúde em todo o país”, informa a nota enviada a imprensa, ressaltando que o atendimento dos casos de síndrome respiratória no Pronto Socorro continua ocorrendo 24 horas, sem prejuízo para seu diagnóstico ou tratamento.

Ainda de acordo com a nota, em janeiro, o Pronto Atendimento recebeu em média 208 pacientes por dia, quase o dobro do registrado no mesmo período do ano passado, quando a média de atendimentos foi de 112 pacientes por dia. A Unimed informa que a curva de busca pelo Pronto Atendimento vem subindo desde novembro de 2021, quando atingiu 4.128 pacientes no mês. Em dezembro o número voltou a subir, chegando a 5.832. E a expectativa é de que seja novamente superado em janeiro. A maior parte dos registros está relacionado as síndromes respiratórias.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos