PINHEIRAL
A Secretaria de Educação tem a previsão de completar 100% da cobertura dos mediadores nas escolas municipais nos próximos meses. A informação foi dada pela vice-prefeita e secretária de Educação, Sediene Maia dos Santos. O cargo de mediador foi oficializado em lei pelo prefeito Ednardo Barbosa, em 2017, e se tornou possível com a realização do concurso público no início deste ano. Com 100% da cobertura dos mediadores, alunos com necessidades especiais, terão agora acompanhamento.
“A maioria dos mediadores já foram chamados pelo Concurso Público, mas ainda faltam alguns. Na medida em que eles vão chegando e se habilitando, estamos encaminhando para as escolas. Ainda não completamos 100% da cobertura, pois houve algumas desistências de candidatos do concurso, mas a maioria das crianças da rede pública de Pinheiral que necessitavam deste profissional já está assistida”, disse Sediene, completando que segundo a lei vigente, cada mediador pode assistir até três crianças, mas existem casos que algumas possam necessitar de um mediador exclusivo.
CAPACITAÇÕES E TREINAMENTOS
Já foram realizadas duas capacitações e treinamentos com os mediadores, no Centro de Ensino Municipal Roberto Silveira pela empresa Gate e outra em parceria com o Instituto Federal do Rio de Janeiro Campus Pinheiral. “Por ser um cargo novo vamos continuar investindo em capacitações e treinamentos para esses profissionais com o objetivo de oferecer uma educação cada vez melhor para as nossas crianças”, disse Sediene.
A Sala de Atendimento de Suporte Pedagógico será uma ação a ser implantada pela Secretaria de Educação. Inicialmente serão realizadas nas escolas municipais Domingas Alves Ferreira e a Estadual Municipalizada Alzira Vargas do Amaral Peixoto. A Sala de Atendimento de Suporte Pedagógico é um local onde os alunos a frequentarão por duas horas diárias, junto com um professor e o seu mediador. “As salas terão materiais concretos para aperfeiçoar a escolarização básica dos alunos, focando na construção da leitura escrita abrangendo conceitos lógicos e matemáticos”, disse a secretária.